Visita Educacional à Escandinávia



A viagem à região que possui o mais alto padrão de vida do mundo é de vital importância para o Colégio CPV e para a comunidade de pais e alunos do Morumbi, porque confirma o empenho e o compromisso da instituição em consolidar e aprimorar seu projeto educacional a partir de outras experiências.

Veja as fotos.

Entre os dias 27 de abril e 11 de maio, a Diretora do Colégio CPV, Eliana B. Chumer, visitou as escolas da Suécia e da Finlândia para conhecer os diferenciais do sistema educacional daqueles países, respeitados mundialmente pela excelência de seus resultados, de acordo com as mais recentes avaliações internacionais.

“Meu objetivo é conhecer as melhores práticas mundiais no setor educacional, adaptá-las para nossa realidade e implementá-las no Colégio CPV, consolidando nosso Projeto Educacional e aperfeiçoando-o a partir de experiências de sucesso”, comentou Eliana.

Eliana Chumer (a dir.) e Mrs Eeva Penttilä (a esq.), do Departamento de Educação de Helsinki, Finlândia.

A viagem pela Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia foi promovida pelo SIEESP (Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo) e organizada pelo IES (International Exchange Service). Integrou uma comitiva de 75 educadores de todo o Brasil e incluiu Palestras, Seminários e visitas a 20 escolas, que abriram suas portas para que pudéssemos conhecer suas instalações e sua forma de trabalho, relatada por seus diretores.

O Seminário mais importante foi sobre a Educação na Finlândia, líder mundial na Avaliação do PISA (Programme for International Student Assessment)*, por Mrs Eeva Penttilä, responsável pelo Departamento de Educação de Helsinki e ex-Presidente da Associação de Professores da Comunidade Comum Européia, que congrega mais de 75.000 docentes.

Além do amplo programa educacional, o grupo foi recepcionado no Palácio Real pela Rainha Silvia, da Suécia, também brasileira, na ocasião assessorada pelo Embaixador do Brasil naquele país, o Sr. Antonio Lisboa Mena Gonçalves.

Esta foi a primeira missão brasileira oficialmente recebida no exterior. O governo de Helsink incluiu o Brasil, juntamente com a China, como os dois países prioritários para o estreitamento de relações no âmbito da educação. É uma conquista que nossa comunidade precisa conhecer e pode comemorar.

* “O Pisa é um programa internacional de avaliação comparada, realizado pela UNESCO, cuja principal finalidade é produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, avaliando o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países”, define o INEP, órgão que coordena a participação brasileira no processo. O Pisa aplica testes em Interpretação de Textos, Matemática e Ciências, para jovens na faixa de 15 anos. É um dos sistemas de medição de conhecimento mais reconhecidos do mundo. Segundo o Pisa, o hábito de ler influencia positivamente o desempenho dos jovens

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