16ª Festa do Livro da USP


Impulsionadas pela aproximação do Natal, as vitrines das livrarias tentam empanturrar o consumidor consumidor com uma infinidade de títulos fáceis (auto ajuda, dicas de cozinha, livros de viagem e os sempre banalíssimos best sellers. Felizmente, contra esse angu, temos uma pastilha de sonrisal. É a 16ª Festa do Livro da USP, que acontece entre os dias 10 e 12/12/14.

Estarão presentes cerca de 150 editoras e todos os livros têm desconto de pelo menos 50%. Os títulos distribuem-se por todas as áreas (Humanas, Exatas e Biológicas) e a maioria das editoras costumam selecionar bons títulos para levar à Festa do Livro. Tudo muito diferente das bienais, que mais parecem um parque de diversão ou uma praça de alimentação de shopping.

É difícil apontar títulos, pois as editoras costumam variar o repertório. Mas há aqueles clássicos do catálogo de cada uma que sempre comparecem. Entre outras sugestões, apontamos:

EDITORA GLOBO

Fico besta quando me entendem

Nos últimos anos têm editado e reeditado excelentes obras literárias, como os 7 volumes de EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, de Proust, e a obra completa de Hilda Hilts.

EDITORA 34

CRIME E CASTIGO

É a grande salada russa. Como todos sabem, há anos ela vem se dedicando a excelentes novas traduções dos clássicos russos. E há ainda a COLEÇÃO LESTE, composta por autores tchecos, húngaros, poloneses, etc. O carro-chefe da editora é a obra de Dostoiévski.

COSACNAIFY

Referência mundial em pubicação de livros de arte, a editora tem ampliado seu catálogo para outras áreas, como a antropologia, como a edição de vários textos de Lévi-Strauss. Há também ótimas edições de livros infantis.

INSTITUTO MOREIRA SALLES

Sem fins lucrativos, o IMS tem lançado inúmeras edições de luxo sobre fotografia, cinema, literatura e vários outros assuntos. No ano passado decepcionou o público, pois os melhores títulos não estavam presentes.

COMPANHIA DAS LETRAS

Líder do mercado editorial brasileiro, é a editora mais procurada na Festa. As filas costumam ser grandes. Não é possível saber quais títulos estarão presentes, mas há muitas edições de bolso de grandes autores, como o livro COMO MORREM OS POBRES E OUTROS ENSAIOS, de George Orwell. O atrativo maior, no entanto, é a reedição da obra completa de Paulo Leminski, em dois volumes: POESIA e QUATRO VIDAS (as excepcionais biografias sobre Jesus Cristo, Bashô, Cruz e Sousa e Trotski. Outro grande destaque de seu catálogo é a reedição de CORONELISMO, ENXADA E VOTO, de Victor Nunes Leal. O livro é um clássico da ciência política e há décadas estava fora de catálogo.

ZAHAR

Vinculada à Cia. das Letras, destaca-se nas Humanidades.

FONDO DE CULTURA

Os preços são salgados, mesmo com o desconto. Mas há títulos interessantíssimos, sobretudo na área de História.

BOITEMPO EDITORIAL

rituais sofrimento

Um dos seus carros-chefes é o DICIONÁRIO DA AMÉRICA LATINA. Outro destaque é a coleção ESTADO DE SÍTIO, voltada para a sociologia e a geopolítica. VIDEOLOGIAS, de Maria Rita Khel e Eugênio Bucci é uma obra de referência sobre mídia no Brasil. Mais recentemente, a coleção integrou RITUAIS DE SOFRIMENTO, de Silvia Viana, professora de sociologia da FGV. O livro é uma estupenda análise comparativa entre os programas de horrores da TV (BBB, Fazenda…) e os processos seletivos nas empresas.

PERSPECTIVA

Centrada na área de Humanidades, seu ponto forte são as publicações sobre teatro e a famosa coleção DEBATES (que vem recebendo novos títulos há cerca de 30 anos).

EDITORAS DAS UNIVERSIDADES

EDUSP, EDITORA DA UNICAMP e EDITORA DA UNESP são referências de publicações acadêmicas. E há ainda várias editoras de universidades distantes de São Paulo (Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul…). Obras de editoras universitárias de outros estados raramente estão nos catálogos das livrarias. De São Paulo, comparece também a editora da FGV.

SUMMUS

Voltada para o público infantil, costuma publicar livros com excelente qualidade gráfica.

ILUMINURAS

Publica, em geral, autores fora do grande mercado editorial. Seu catálogo tem preciosidades, como os livros de Alice Ruiz.

Em suma, estas são algumas sugestões em meio aos milhares de títulos que estarão disponíveis.

16ª FESTA DO LIVRO DA USP

LOCAL: Escola Politécnica Mecânica e Elétrica

Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 ou Av. Prof. Mello Moraes, 2231

Cidade Universitária

QUANDO: de 10 a 12.12.14, das 9h00min às 21h00min

OBSERVAÇÃO: na entrada de cada prédio onde acontece a Festa é distribuído um mapa com a localização da banca de cada editora.

Contra a mercantilização dos bens culturais que assola a humanidade há 200 anos, a Festa do Livro é uma oportunidade de adquirir títulos essenciais para a formação da nossa cidadania.

Dicas preparadas pelo Prof. Veronese do CPV Vestibulares.

+ There are no comments

Add yours