Dicas para a 2ª Fase da FUVEST 2016 – Biologia

Dicas para a 2ª Fase da FUVEST 2016 – Biologia


E nossa série de posts com dicas para a 2ª Fase da Fuvest 2016 continua. Depois de falarmos sobre Língua PortuguesaGeografiaFísicaMatemática é hora de ficarmos atentos às dicas do professor Walter Guilherme Schatzer, que leciona Biologia no CPV. Confira!

A segunda fase da FUVEST é realizada em três dias com questões abertas, isto é, com respostas escritas. No segundo dia, temos a prova de Conhecimentos Gerais, em que todos os candidatos respondem questões de todas as matérias.

Essa prova tem se notabilizado por questões interdisciplinares, combinando Biologia com Química e Geografia, por exemplo. As áreas mais abordadas nesses dois últimos anos tem sido:

– Citologia, principalmente metabolismo energético e código genético além de

– Ecologia.

No terceiro dia, a prova é de Conhecimentos Específicos, com maior número de questões e maior grau de exigência conceitual. São perguntas mais detalhadas sobre temas específicos. É possível destacar a incidência constante de questões de

– Citologia, especialmente citogenética, genética mendeliana,

– Zoologia;

– Botânica;

Ecologia;

– Fisiologia animal e vegetal;

– Evolução das espécies.

Isso mesmo! Pouca coisa ficou de fora, o que sugere que a prova é bastante abrangente e se ampliarmos a amostra das provas para os últimos, digamos, 5 anos, caiu toda a Biologia. Com isso, a FUVEST passa uma mensagem aos candidatos, não é eficiente centrar atenções nessa ou naquela matéria ou disciplina, é preciso estudar Biologia e mostrar um conhecimento abrangente, não só de cada disciplina como também saber integrar os conhecimentos específicos.

+ There are no comments

Add yours