Coreia do Norte se torna ameaça mundial com suposta Bomba H

Coreia do Norte se torna ameaça mundial com suposta Bomba H


Após ter confirmado a realização de um teste bem sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio, a Coreia do Norte exigiu dos Estados Unidos a conclusão de um tratado de paz para interromper todos os experimentos nucleares. A bomba supostamente testada, também chamada de H ou termonuclear pode ser dezenas e até centenas de vezes mais potente que a bomba atômica.

Porém, em resposta ao pedido, Antony Blinken, Vice-Secretário dos Estados Unidos, afirmou que precisa de provas e demonstrações em ações sobre a desnuclearização para dar início a qualquer tipo de diálogo. Afinal, se confirmado, o teste seria um importante avanço nas capacidades militares do país e um enorme risco para o restante do mundo.

Especialistas afirmaram ter dúvidas sobre o assunto. O tamanho da explosão foi grande o suficiente por ter sido causado por uma bomba H? Ban K-Moon, secretário geral da organização, classificou o teste feito pelo país comunista como “profundamente desestabilizador para a segurança regional”. Já o Conselho de Segurança afirmou estar preparando uma resposta forte e unida contra a Coreia do Norte.

O teste foi anunciado pelo governo na TV estatal norte-coreana após uma atividade sísmica ter sido detectada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. De acordo com o cientista americano Matthias Grosse, a confirmação do teste significaria que o país teria posse da arma mais poderosa do planeta.

Até hoje, nenhuma explosão superou a potência da “Bomba-Czar, bomba de hidrogênio de 50 megatons (equivalente a 50 toneladas de dinamite), detonada durante um teste do governo soviético no ano de 1961, três mil vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima, usada em 1945 para devastar a cidade japonesa.

O que é a bomba de hidrogênio

A bomba H ou de hidrogênio se baseia na reação nuclear de uma fusão não controlada de isótopos de hidrogênio. Essa fusão acontece quando dois núcleos menores se unem para criar um núcleo maior, liberando uma imensa quantidade de energia. No caso de utilizar núcleos atômicos de hidrogênio, há a formação de núcleos atômicos de hélio, que possuem massa atômica igual a 4 vezes a do hidrogênio.

Um dos fatores que pesam contra o seu uso, é a falta de habilidade para controlar altíssimas temperaturas, cerca de 100 milhões de graus Celsius. O poder de destruição de uma bomba de hidrogênio é medido em megatons (Mton), enquanto, o da bomba atômica é medido em kilotons (kton).

1 kton equivale a 1000 toneladas de dinamite.

1 Mton equivale a 1000000 toneladas de dinamite.

Como pode cair no vestibular este tema:

Este tema pode cair no vestibular de várias formas, abrangendo desde fatos históricos, relacionados à utilização de bombas atômicas em guerras ou acidentes com usinas nucleares, até conceitos e relações químicas das partículas e moléculas formadas nos eventos de fusão e fissão nuclear, ou ainda, abordando os efeitos da radiação liberada pela fissão nuclear nos seres vivos e ecossistemas.

I – (FGV SP) Fissão nuclear e fusão nuclear:

  1. a) os termos são sinônimos.b) a fusão nuclear é responsável pela produção de luz e calor no Sol e em outras estrelas.c) apenas a fissão nuclear enfrenta o problema de como dispor o lixo radioativo de forma segura.d) a fusão nuclear é atualmente utilizada para produzir energia comercialmente em muitos paísese) ambos os métodos ainda estão em fase de pesquisa e não são usados comercialmente.

II – (Fuvest SP) Na reação de fusão nuclear representada por: 1H2 + 1­H3 -> E + n ocorre a liberação de um nêutron (n). A espécie E deve ter:

  1. a) 2 prótons e 2 nêutrons.b) 2 prótons e 3 nêutrons.c) 2 prótons e 5 nêutrons.d) 2 prótons e 3 elétrons.e) 4 prótons e 3 elétrons.

III – (FUVEST 2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.

(I) As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

(II) As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

(III) Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têmse China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

Está correto o que se afirma em:

  1. A) I, somente.
  1. B) II, somente.
  1. C) I e II, somente.
  1. D) II e III, somente.
  1. E) I, II e III.

 

+ There are no comments

Add yours