Aprovado teste sorológico para diagnosticar zika vírus em 20 minutos

Aprovado teste sorológico para diagnosticar zika vírus em 20 minutos


O teste sorológico para diagnóstico do zika vírus foi produzido pela empresa canadense Biocan Diagnostics e promete resultado em 20 minutos, sendo capaz de detectar dois tipos de anticorpos: o IgG, que aponta a presença do vírus mesmo depois de ele ter sido eliminado pelo organismo, e o IgM, que detecta a presença do vírus durante a fase aguda da infecção.

O novo teste utiliza uma membrana de nitrocelulose como suporte para que os anticorpos sejam capturados.

Com o registro da Anvisa, o produto passa a ter autorização para ser comercializado para laboratórios públicos e privados.

Outros dois exames sorológicos já haviam sido aprovados pela Anvisa nas últimas duas semanas: um da empresa alemã Euroimmun e outro da empresa brasileira Quibasa Química Básica. Ambos usam o método de imunofluorescência para detectar anticorpos contra os vírus da zika, chikungunya e dengue, simultaneamente.

Outra avaliação também aprovada pela agência em 3 de fevereiro foi desenvolvida pela Quibasa Química Básica, usando a metodologia de reação em cadeia da polimerase (PCR).

19fev2016---imagem-ilustrativa---zika-teste-para-identificar-virus-da-zika-1455878401433_615x470

Zika Vírus

Identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015, o vírus tem causado grande mobilização das autoridades de saúde do país. A doença costuma evoluir de forma benigna, causando sintomas como febre, coceira e dores musculares, mas a maior preocupação é sua associação com outras doenças. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do zika com a microcefalia e investiga sua relação com a síndrome de Guillain-Barré. Os casos devem ser tratados com uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e alívio dos sintomas.

Assim como a dengue e a chikungunya, o vírus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Não há tratamento nem vacina específica para a doença.

No Vestibular

Nos vestibulares, este texto poderia compor o enunciado de questões sobre;

– o sistema imune, por abordar o conceito de anticorpos;

– a duplicação do DNA, por versar sobre a técnica de PCR e a polimerase;

– a disseminação global da doença, devido aos movimentos migratórios humanos atuais, relacionando o conteúdo com assuntos políticos e sociais, mencionando também outras doenças que marcaram a história da humanidade, além de muitos outros ganchos possíveis com História, Geografia e Biologia.

Exemplos de questões:

1. Leia o texto a seguir: “A pandemia que ficou conhecida como Peste Negra assolou a Europa durante o século XIV. Considerável parte da bibliografia sobre a Idade Média dedica poucas páginas aos fenômenos relacionados a esse terrível fato, que marcou profundamente o Ocidente, produzindo representações e símbolos que permanecem nos nossos dias. Segundo os cronistas, poucos acontecimentos foram tão trágicos como a doença que, por volta de 1347-1350, teria sido a causa do desaparecimento de um terço da população europeia. O período entre 1300 e o século XVII ficou marcado pela introdução, na Europa, de moléstias oriundas da Ásia, provocadas pelos movimentos populacionais e comerciais. A movimentação do agente da peste, Yersinia pestis, a partir dos nichos primitivos no sudoeste da China, transcorreu através das rotas das caravanas pela Ásia e espalhou-se pelo continente a partir dos portos do Mediterrâneo.”

(SANTOS, Ricardo Augusto dos. “O Carnaval, a peste e a ‘espanhola’”. Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos [online]. 2006, vol. 13, n.1, pp.129-158.)

Partindo das informações apresentadas no texto acima, é possível afirmar que a Peste Negra chegou à Europa por meio:

a) da vinda de chineses que queriam dizimar a população europeia para poderem ser apropriar de suas matérias-primas e de suas rotas comerciais.

b) dos portos do Mar Mediterrâneo, que eram centros de proliferação de moléstias.

c) das rotas de caravanas que vinham da China e de outras regiões asiáticas, onde já havia presença do bacilo Yersinia pestis, agente causador da Peste.

d) dos judeus, que, desde a Idade Antiga, migraram para a Europa e foram considerados culpados pela Peste.

e) de armas biológicas desenvolvidas na Ásia, com o objetivo de controle demográfico da Europa e da Ásia.

Resposta correta: C

2. (UF-MG) A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica. É correto afirmar que essas vacinas protegem porque:

A) são constituídas de moléculas recombinantes.

B) contêm anticorpos específicos.

C) induzem resposta imunológica.

D) impedem mutações dos patógenos.

Resposta correta: C

+ There are no comments

Add yours