Obras sobre liderança que resistiram ao tempo

Obras sobre liderança que resistiram ao tempo


Todos nós, um dia, seremos o líder de nossa vida,  de nossa família,  em nosso trabalho ou em alguma situação em que alguém precisará ir à frente para guiar os demais. Os cargos mais bem remunerados e impactantes são aqueles cujos ocupantes exercem a liderança sobre grandes grupos de pessoas. Para quem quer deixar sua marca na história da humanidade, ser um grande líder é um dos melhores caminhos…

Existe também uma vertente de pensamento que divide a inteligência em várias partes: emocional, lógico-matemática, esportiva-espacial e por aí vai. Muitos consideram que a inteligência de liderança, muito rara de ser naturalmente evoluída nos homens, é inata.  Mas, como todos os tipos de inteligência, pode ser trabalhada e desenvolvida. Você se lembra daquele garotinho de 7 anos que estava sob os escombros de um prédio, após um terremoto, no Japão, e que fez com que os amigos vivos cantassem, ajudando a busca dos bombeiros? Isso é liderança inata!

Na escola, os professores são os líderes, eles dão o norte, mas quem lidera sua própria rotina e dedicação aos estudos é o aluno.

No período em que buscamos o caminho para nos tornarmos grandes líderes, seja  pela escolha da profissão certa, seja por aptidão ou por almejar uma carreira de sucesso, é natural buscarmos inspiração em ideias de grandes nomes do empreendedorismo nacional e mundial e também em livros.

Warren Edward Buffet, grande investidor e filantropo americano, dono de uma fortuna avaliada em US$ 62,1 bilhões, afirma ter tido uma experiência na adolescência que mudou sua vida. Constantemente citado na lista de pessoas mais ricas do mundo e o principal acionista da Berkshire Hathaway, Buffet encontrou, na biblioteca do seu avô, aos 15 anos, o livro  “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, lançado por Dale Carnegie em 1937 e, desde então, a obra é citada pelo megainvestidor como de grande influência para sua vida e carreira.

O grau de influência de livros sobre as pessoas é que define quais serão estabelecidos como clássicos. Marie-Josette Brauer, presidente do Innovation Coaching Center, indicou sete obras sobre liderança, riqueza e inteligência emocional que resistiram ao tempo e servem até hoje como referência para a construção de uma carreira promissora.

“Como fazer amigos e influenciar pessoas” já teve mais de 50 edições lançadas no Brasil. A obra, citada por Buffett, serve como guia para melhorar as relações interpessoais em qualquer contexto. Para Dale Carnegie, apenas 15% do sucesso tem origem em conhecimentos técnicos. Os outros 85% estão diretamente ligados à capacidade de expressar ideias e gerar entusiasmo nas pessoas. De acordo com Brauer, o sucesso de vendas (mais de 50 milhões de cópias vendidas) é justificado pois o livro oferece conselhos valiosos para desenvolver o poder de encantar e liderar os outros.

115813044_1GG

“Pense e enriqueça”, de Napoleon Hill, também lançado em 1937, se debruça sobre histórias de diversos milionários norte-americanos, como Henry Ford e Thomas Edison, no intuito de responder a questões como: por que algumas pessoas são tão bem-sucedidas e outras não? A partir desta investigação, a obra chega a afirmações universais e atemporais sobre o sucesso. O autor fala sobre dinheiro e poder e passa alguns exercícios que, segundo a coach Marie-Josette Brauer, são essenciais após a leitura. Importante destacar que Napoleon Hill foi conselheiro de dois presidentes dos Estados Unidos e teve a parceria de Andrew Carnegie, autor do primeiro livro desta lista.

hqdefault

“Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, lançado por Stephen R. Covey, em 1989, teve 20 milhões de cópias e tornou-se o audiobook de não-ficcão mais vendido na história nos Estados Unidos. A obra apresenta princípios éticos definitivos que conduzem à independência pessoal e profissional. De acordo com Covey, quem pratica os sete hábitos descritos no livro tem uma rotina mais feliz, saudável  e produtiva. A obra aparece em publicações da Forbes e Time, por exemplo, como uma das mais influentes de todos os tempos.

download

“Inteligência Emocional”, lançado por Daniel Goleman, em 1995, fala sobre as competências não-cognitivas (ligadas ao comportamento e ao relacionamento interpessoal) e sua importância para o sucesso e QI. A obra revela uma nova definição  de inteligência, com base no autoconhecimento e respeito ao próximo. Daniel Goleman é psicólogo, escritor e jornalista, além de ser considerado um dos maiores expoentes do mundo no estudo da inteligência emocional.

Capa Inteligencia emocional.indd

“O Monge que vendeu sua Ferrari”, lançado em 1997, por Robin Sharma, é um best-seller de ficção sobre um advogado bem sucedido que decide jogar tudo para o alto para fazer uma viagem espiritual pela Índia. Seu assistente não acredita em sua decisão, mas se surpreende quando ele volta esbanjando jovialidade, sabedoria e força. O livro propõe um olhar mais leve, sereno e alegre sobre o trabalho. É uma metáfora sobre a importância da disciplina para o sucesso e bem-estar.

o-monge-que-vendeu-sua-ferrari-robin-s-sharma-14650-MLB3950113643_032013-F

“A estratégia do oceano azul” é um livro mais recente, lançado em 2005 por W. Chan Kim e Reneé Mauborgne, é já é considerado um clássico sobre estratégia. Apresenta uma metodologia para criar seu próprio espaço estratégico, seja você um profissional ou empresa. De acordo com a obra, o segredo é criar “oceanos azuis”, isto é, espaços e formas de crescimento que ainda não foram descobertos pelos demais. Bem favorável em tempos de crise, não é mesmo?

A-Estratégia-do-Oceano-Azul

“A ciência de ficar rico” é o mais antigo da lista. Foi lançado em 1910, por Wallace D. Wattles, e consiste em um manual prático de como enriquecer. É um livro que ensina que o fato de ficar rico não está relacionado com a sorte e sim com uma determinada maneira de pensar e agir. Uma filosofia bem semelhante à de O Segredo, que prega que a força do pensamento e da positividade tem grande poder.

a-ciencia-de-ficar-rico-wallace-wattles

+ There are no comments

Add yours