Falta de memória pode estar ligada à obesidade

Falta de memória pode estar ligada à obesidade


Um estudo na Grã-Bretanha sugeriu que a obesidade pode estar diretamente ligada à memória ruim. A pesquisa foi feita por profissionais da Universidade de Cambridge, que realizaram testes em 50 pessoas e identificaram relação entre sobrepeso e pior “memória episódica”, que é  a habilidade de lembrar experiências passadas.

Alguns outros aspectos da memória, como conhecimentos gerais, por exemplo, não foram afetados. Mas o estudo afirma que uma memória menos eficaz de refeições recentes pode levar a pessoa a comer em excesso. O cérebro não se lembra das últimas vezes em que se alimentou e acaba estimulando o indivíduo a comer cada vez mais, tendo uma habilidade menor de controlar o quanto vai comer depois.  Esta pesquisa foi  publicada na revista especializada Quartely Journal of Experimental Psychology.

Outras experiências anteriores realizadas em ratos já haviam apontado que o excesso de peso afeta o desempenho em testes de memória; porém, esses mesmos experimentos realizados em humanos foram inconclusivos até o momento.

Os testes de Cambridge haviam analisado a memória episódica das pessoas, verificando se elas se lembram, por exemplo, do cheiro de uma xícara de café ou do tato no instante em que seguram a mão de outra pessoa. As 50 pessoas recrutadas para esse experimento tinham Índice de Massa Corporal (IMC) variando entre 18 (saudável) e 51 (muito obeso). Elas ficaram em frente à tela de um computador e tinham que esconder objetos em momentos distintos e em diferentes cenas que apareciam nesta tela. Logo depois, tinham que lembrar o que haviam escondido, quando e onde. O índice de acerto entre pessoas obesas foi 15% mais baixo do que entre as magras.

Os hormônios ligados à fome são essenciais para determinar a quantidade de comida que ingerimos. Mas os cientistas afirmam que a memória também tem importante papel neste processo. Pessoas que sofrem de amnésia, por exemplo, acabam fazendo várias refeições em um curto período de tempo.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que pessoas que se alimentam à frente da televisão, por exemplo, comem mais ou sentem fome mais rápido depois de comer.

No Vestibular

Um texto como esse pode cair no Vestibular como introdução para uma questão de Biologia que relacione o controle que os sistemas nervoso e endócrino possuem sobre o organismo. Pode introduzir uma questão que se refere a um experimento, ou versar sobre algum aspecto do método científico, ou, fazendo a interdisciplinaridade, pode introduzir uma questão que envolva também Matemática, cobrando cálculos de IMC (índice de massa corporal) ou uma análise sobre as variáveis envolvidas neste cálculo.

Questões

1. (FUVEST 2010) O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.

333

Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:
I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.

II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.

III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.

Está correto apenas o que se afirma somente em:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) I e III

2. Na década passada, foi identificado um hormônio produzido pelas células gástricas, denominado grelina, que participa do controle do comportamento alimentar. As figuras A e B representam as curvas da concentração de dois hormônios (insulina e grelina), ao longo de 24 horas. As linhas tracejadas representam três refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.

2014_10_22_5447cf5801092

a) Com base no conhecido efeito das refeições sobre a secreção de insulina, identifique as figuras que representam as curvas da insulina e da grelina.
b) Sabendo que a grelina atua sobre o sistema nervoso central no controle do comportamento alimentar, qual é seu efeito sobre a fome?

+ There are no comments

Add yours