Energia solar e eólica deve superar hidrelétricas no Brasil

Energia solar e eólica deve superar hidrelétricas no Brasil


Segundo relatório da New Energy Outlook 2016, desenvolvido pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), a dependência brasileira da hidroeletricidade tem data para acabar. Nos próximos 25 anos, a presença das fontes de energia eólica e solar vai superar a proveniente das hidrelétricas.

O estudo aponta que a necessidade do uso de energia hidrelétrica cairá, passando a representar apenas 29% da capacidade total da matriz por volta do ano 2040, enquanto o uso da energia eólica e solar, se somadas, representará cerca de 43%.

Os investimentos nessas fontes de energia, incluindo a bioenergia, vão chegar a cerca de 237 bilhões de dólares, já levando em conta projetos já planejados.

As regiões onde ainda é possível expandir a hidreletricidade possuem difícil acesso, o que acarreta maior custo de repasse. Além disso, a crise no setor energético se agravou devido às secas de 2014 e 2015, o que torna ainda mais urgente a diversificação da matriz energética.

Como esse tema pode aparecer no vestibular?

O professor de Geografia do CPV Mario Storniolo Jr conta como esse tema pode ser abordado no vestibular e propôs dois exercícios. Confira.

O tema energia (geração, transmissão, usos e impactos ambientais) é um assunto muito importante e extremamente cobrados nos vestibulares. Pode aparecer de diferentes formas: mudanças na produção ao longo do tempo, fontes renováveis e não renováveis, impactos ambientais das diferentes formas de energia, vantagens das fontes alternativas etc. Como impacta na vida e no dia a dia de todos, é essencial estudar com atenção tudo sobre o tema ENERGIA

  1. FGV 2006 (adaptada)

“As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.”

Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006

Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado.

a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade.

b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.

c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo, se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.

d) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos, que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.

2. ENEM – 2012  

A usina hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro, 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste, quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

e) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e ao interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

Respostas as questões:

Alternativa correta questão 1 – C

Alternativa correta questão 2 – B

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/solar-e-eolica-vao-eclipsar-hidreletricas-no-brasil

+ There are no comments

Add yours