Enem 2017 será em dois domingos; veja as demais datas

Enem 2017 será em dois domingos; veja as demais datas


O MEC anunciou nesta quinta-feira (dia 9 de março) as datas para realização do Enem 2017: dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. Havia a expectativa de que a prova fosse aplicada em um único dia, porém a decisão pelos dois domingos foi tomada após consulta pública, na qual 63,7% dos participantes votaram por dois dias de prova. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 19 de maio.

Outra mudança importante é a troca do dia da Redação. Até 2016 ela era feita no mesmo dia que a prova de Linguagens e Códigos e Matemática. Em 2017 será da seguinte maneira:
No primeiro domingo serão realizadas as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.
No segundo domingo serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos.

intensivo

O MEC também esclarece que a aplicação do Enem não tem relação com a reforma do Ensino Médio que está em curso, mantendo a matriz curricular atual. O edital completo será divulgado até o dia 10 de abril.

Para reduzir o número de candidatos que eram desclassificados por esquecerem de assinalar a cor da prova no cartão de respostas, os cadernos serão personalizados, já com o nome e o número de inscrição do aluno e com o cartão de respostas encartado. Para manter o esquema de segurança reforçado, o sistema de quatro provas diferentes, identificadas por cores, seguirá valendo.

Outra mudança é em relação aos alunos portadores de necessidades especiais. O tempo extra para esses candidatos deve ser solicitado já no ato inscrição, com a apresentação de laudo comprovatório. Até 2016 o pedido podia ser feito no dia de aplicação da prova.

Com a modificação da data, os sabatistas deixam de ter uma logística específica para o exame. Até 2016, estes candidatos ficavam confinados no sábado das 13h às 19h, quando começavam, então, a responder a prova.

Os resultados do Enem 2017 devem ser divulgados no dia 19 de janeiro de 2018, com o desempenho individual do aluno e seu resultado por área de conhecimento. No entanto, o MEC deixará de disponibilizar o resultado por escolas. Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a decisão foi tomada baseada na premissa de que a prova avalia o aluno e não a escola.

Datas importantes:

Até 10 de abril: Publicação do edital
8 a 19 de maio: Período de Inscrições
5 de novembro: Provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação
12 de novembro: Provas de Matemática e Ciências da Natureza
19 de janeiro de 2018: Divulgação dos resultados

Leia também:
Dicas para estudar para o Enem
Saiba como as universidades públicas de São Paulo usam a nota do Enem

+ There are no comments

Add yours