5 filmes argentinos para entender o país

5 filmes argentinos para entender o país


A Argentina é o segundo maior país da América do Sul e possui a terceira maior economia da América Latina. Mesmo passando por crises ao longo da História, o país ostenta uma taxa de alfabetização de 97,9% e ocupa a 49ª posição mundial do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano – o Brasil é o 75º colocado.

No campo cultural, o cinema argentino conquistou seu espaço no cenário mundial. Com mais de 100 anos de história, produziu diretores e atores de talento, além de uma linguagem própria. Em seus enredos, a realidade política e social do país é presença certa, usada como cenário para relações humanas apresentadas com humor e delicadeza.

O professor de História Jonas Oliveira indica cinco filmes para entretenimento e também para entender um pouco nossos vizinhos. Confira:

O segredo dos seus olhos
2009, Argentina, 2h09min, Drama
“Meu preferido! O roteiro é incrível e dá para pensar um pouco sobre a violência no período que antecedeu a ditadura militar no país.”
Assista ao trailer:

História Oficial
1985, Argentina, 1h52min, Drama
“Primeiro filme latino-americano a ganhar Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, retrata o drama dos desaparecidos políticos durante o regime militar.”
Assista ao trailer (em espanhol):

Relatos Selvagens
2014, Argentina, 2h02min, Comédia
“Um belo retrato do mundo contemporâneo e das situações que podemos vivenciar. É engraçado e desesperador.”
Assista ao trailer:

Conto Chinês
2011, Argentina, 1h33min, Comédia
“Um viajante perdido em Buenos Aires e um rabugento veterano da Guerra das Malvinas protagonizam um encontro muitíssimo divertido e inusitado.”
Assista ao trailer:

Medianeras: Buenos Aires na era do amor digital
2011, Argentina, 1h35min, Comédia
“Dois personagens tentam se libertar das amarras da solidão que a cultura virtual e a arquitetura de Buenos Aires acarretam para os portenhos que vivem sozinhos.”
Assista ao trailer:

+ There are no comments

Add yours