Enem 2017: inscrições estão abertas até o dia 19 de maio

Enem 2017: inscrições estão abertas até o dia 19 de maio


Estão abertas até o dia 19 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Você deve fazer a sua inscrição pela internet, na página do participante no site do Inep. Veja abaixo algumas dicas:

– Você deve ter em mãos seu CPF. Com ele, o Inep buscará no banco de dados da Receita Federal seu nome, o nome da sua mãe e a data de nascimento e esses dados não poderão ser modificados. Se houver divergência nas informações, você deverá sinalizar em um campo próprio e depois ir na Receita Federal solicitar a correção.

intensivo

– Você deverá fornecer o número do celular com DDD e um e-mail válido. É importante que eles estejam corretos, pois é por eles que o Inep mandará informações importantes.

– Você deverá criar uma senha de seis a dez caracteres. Essa senha será usada ao longo de todo o processo, inclusive para entrar em instituições que usam a prova. Além das universidades públicas que selecionam pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, diversas faculdades particulares têm reserva de vagas para o Enem, como FGV, Insper, ESPM, PUC e Faap. Algumas instituições portuguesas também possuem vagas para brasileiros com seleção via Enem.

– Você vai escolher a cidade onde quer prestar a prova. O exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos. Fique de olho para não optar por uma cidade diferente da que você reside por engano.

– Você também irá escolher a língua estrangeira da prova, entre Inglês e Espanhol. As provas costumam ser de interpretação de texto, então dê preferência para aquela que você tenha mais facilidade de leitura e conhecimento de vocabulário.

– Se você precisar de atendimento especializado ou específico, deve pedir já na inscrição, com submissão do laudo que comprove a necessidade.

– Quando terminar o preenchimento do cadastro, verifique com cuidado todas as informações. Elas podem ser modificadas até o fim do período das inscrições, mediante login e senha. Após o dia 19 de maio não será possível fazer qualquer alteração.

– A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa, que esse ano é de R$ 82. O valor pode ser pago até o dia 24 de maio. Se não for pagar na hora, além de imprimir o boleto, envie uma cópia em pdf para seu e-mail. Apenas por precaução.

– O Inep não se responsabiliza por falhas no recebimento de dados que sejam causadas por problemas técnicos, como rede congestionada ou queda no site. Assim, não deixe para a última hora, faça sua inscrição o quanto antes!

Depois é só focar na preparação. Não deixe de acompanhar as dicas de estudos do CPV.

3 Comments

Add yours
  1. 2
    Inscrições do Enem 2017 encerram em três dias | Blog do CPV

    […] Faltando três dias para o fim do período de inscrições para o Enem, o Inep contabiliza 4,2 milhões de matriculados. Lembrando que a inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto, com vencimento até o dia 24 de maio. No ano passado, 9,2 milhões fizeram a inscrição e 8,6 milhões efetuaram o pagamento. A confirmação pode ser verificada na página do participante, mesmo local onde a inscrição foi feita. Se você ainda não realizou a sua, veja o que precisa saber antes de começar. […]

  2. 3
    Inscrições do Enem 2017 encerram em três dias | Blog do CPV

    […] No último de inscrições para o Enem, o Inep contabiliza 5,6 milhões de matriculados. Lembrando que a inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto, com vencimento até o dia 24 de maio. No ano passado, 9,2 milhões fizeram a inscrição e 8,6 milhões efetuaram o pagamento. A confirmação pode ser verificada na página do participante, mesmo local onde a inscrição foi feita. Se você ainda não realizou a sua, veja o que precisa saber antes de começar. […]

+ Leave a Comment