Cine Debate discute a violência contra a mulher – Fotos


A segunda edição do Cine Debate em 2017 contou com a presença da Promotora de Justiça do Ministério Público Gabriela Manssur, especialista na prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.

O filme
O ponto de partida para a conversa foi a exibição do curta-documentário Quem Matou Eloá?. Com 24 minutos de duração, foi produzido em 2015 aqui em São Paulo. O vídeo faz uma análise crítica sobre a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, tomando por base o caso de Eloá, de 15 anos, mantida refém por cinco dias pelo ex-namorado em 2009. Ganhou os prêmios de Melhor Documentário em Curta-Metragem no Atlantidoc – Festival Internacional de Cinema Documentário do Uruguai e no Genni Awards – Alliance for Women in Media Southern California.

A convidada
Formada em Direito pela PUC-SP, Gabriela Manssur é Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo desde 2003, especialista na prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher. Também faz parte do GEVID – Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo e é Diretora da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público.
Idealizadora do projeto Movimento pela Mulher, defende a corrida como um dos meios de recuperação da autoestima da mulher. Também idealizou o Tempo de Despertar, projeto pioneiro com foco na reflexão, responsabilização e ressocialização do autor de violência contra a mulher.
Em 2015, foi vencedora da Medalha Ruth Cardoso e da Medalha Laurita Ortega Mari, além de ter sido reconhecida pela revista Marie Claire como um das 24 Mulheres que Fazem a Diferença, e pelo site “Think Olga” como umas das mulheres mais influentes no tema Empoderamento da Mulher.
Já palestrou duas vezes no TEDxSP, uma sobre violência contra a mulher e outra sobre empoderamento da mulher pelo esporte.

Leia mais sobre o evento no blog do CPV no Estadão.

+ There are no comments

Add yours