Medicina Einstein 2018: inscrições abertas

Medicina Einstein 2018: inscrições abertas


A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein recebe até o dia 21 de novembro as inscrições para o vestibular de Medicina e Enfermagem. A novidade para esta edição é a unificação do processo seletivo para todas as vagas, incluindo as de início em agosto. Ou seja, em 2018 não haverá vestibular de inverno, pois a turma já será composta agora, no vestibular de verão.

Ao todo são 100 vagas para Medicina e 120 para Enfermagem, sendo metade para início no 1º semestre de 2018 e metade para início no 2º semestre. As inscrições devem ser feitas no site do processo seletivo e custam R$ 180 para Medicina e R$ 150 para Enfermagem.

O Vestibular

O exame do Einstein é composto de uma prova, válida para os dois cursos, e de uma 2º fase, necessária apenas para o curso de Medicina.

A prova será aplicada no dia 10 de dezembro, às 14h, e tem duração máxima de 5 horas. Nesse dia, os candidatos respondem a 50 questões objetivas, com quatro alternativas cada, sobre todas as disciplinas do Ensino Médio, a 6 questões analítico-dissertativas e produzem 1 redação.

As cinco questões de Literatura da prova objetiva são baseadas em cinco obras literárias. Para essa prova, permanecem as mesmas requisitadas no Vestibular 2017/2.

Enem

É possível usar a nota do Enem 2016 para compor a nota da 1ª fase, mas para isso o candidato precisa autorizar seu uso já no formulário de inscrição. De acordo com o edital, as notas do Enem serão usadas para compor a nota da 1ª fase, mediante autorização do Inep para acesso à base de dados divulgada em janeiro de 2017.

A 2ª fase – MMEs

Serão convocados para a 2ª fase de Medicina os 512 alunos mais bem classificados na 1ª fase.

A 2ª fase do Einstein tem como objetivo selecionar os candidatos mais adequados à metodologia de aprendizagem ativa adotada pela instituição. Para isso, esse ciclo conta com oito estações de avaliação que analisam as competências não-cognitivas dos alunos, como empatia, trabalho em equipe, compaixão e ética.

As MMEs estão marcadas para o dia 21 de janeiro.

Cálculo das notas

Na 1ª fase, cada questão objetiva vale um ponto, cada questão analítico-dissertativa vale até 5 pontos e a Redação vale 20 pontos. A nota bruta máxima da prova é de 100 pontos.

Em seguida, a nota da prova será padronizada, de acordo com a seguinte fórmula:
NPP=500+100*(NBC – MCP)/DP
Sendo NPP a nota padronizada da prova, NBC a nota bruta do candidato na prova, MCP a média de todos os candidatos na prova e DP o desvio-padrão.

Para os candidatos que autorizarem o uso do desempenho do Enem 2016, a nota da 1ª fase será calculada com as notas e também sem as notas, sendo considerada a maior delas. Para isso, a nota bruta do Enem será a média aritmética das quatro provas objetivas.

A nota do Enem, por sua vez, será normalizada, de acordo com a seguinte fórmula:
NNE=NBC/MCE*500
Sendo NNE a nota normalizada do Enem, NBC a nota bruta do candidato no Enem e MCE a média de todos os candidatos que autorizaram o uso da nota do Enem.

O próximo passo é calcular a Nota Final dos candidatos que autorizaram o uso da nota do Enem, de acordo com a seguinte fórmula:
NFE = 0,8*NPP + 0,2*NNE

A nota da primeira fase (NF1) será a nota padronizada (NPP) para aqueles que não optaram por usar o Enem e a maior nota entre a NPP e a NFE para aqueles que autorizaram seu uso.

A nota da segunda fase (NF2) é a padronização da nota bruta de cada candidato nas oito MMEs, de acordo com a seguinte fórmula:
NF2=500+100*(NBC – MC)/DP
Sendo NBC a nota bruta do candidato nas MMEs, MP a média de todos os candidatos nas MMEs e DP o desvio-padrão.

A nota final será a média ponderada das duas fases, de acordo com a seguinte fórmula:
NF=0,75*NF1 + 0,25*NF2

Fique atento à agenda abaixo e não perca os prazos:

18/09 a 21/11 – Período de inscrição do Vestibular
10/12 – 1ª fase do Vestibular
11/01 – Divulgação da classificação geral
11 a 15/01 – Prazo para confirmação de interesse nas MMEs e preferência por semestre de início
16/01 – Divulgação dos convocados para a 2ª fase
21/01 – 2ª fase do Vestibular – MMEs
02/02 – 1ª Chamada
02 a 06/02 – Prazo para confirmar interesse na lista de espera
08/02 – 2ª Chamada
15/02 – 3ª Chamada

+ There are no comments

Add yours