Fuvest 2019 tem mudança em número de convocados e de dias para a 2ª fase

Fuvest 2019 tem mudança em número de convocados e de dias para a 2ª fase


O Conselho de Graduação da USP aprovou mudanças para o Vestibular 2019. As principais incidem sobre a 2º fase e dizem respeito ao número de candidatos por vaga, à quantidade de dias de prova e também à quantia de disciplinas por carreira. Um dos benefícios do novo formato, de acordo com declaração do pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat, é dar ao candidato a oportunidade de focar seus estudos nas disciplinas exigidas pela carreira.

Não houve alteração na 1ª fase – prova objetiva com 90 questões -, nem no valor de inscrição, que permanece em R$ 170.

Veja abaixo os principais pontos de mudança:

 

Número de convocados

Como era:

De dois a três candidatos por vaga, de acordo com a carreira.

Como fica:

De dois a quatro candidatos por vaga, de acordo com a carreira.

 

Número de dias

Como era:

2ª Fase com 3 dias de provas discursivas: o primeiro com Redação, Língua Portuguesa e Literatura; o segundo com Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês; o terceiro com matérias específicas de acordo com a carreira;

Como fica:

2ª Fase com 2 dias de provas discursivas: o primeiro com Redação, Língua Portuguesa e Literatura; o segundo com matérias específicas de acordo com a carreira;

 

Disciplinas da prova

Como era:

Terceiro dia com duas a três disciplinas, de acordo com a carreira;

Como fica:

Segundo dia com duas a quatro disciplinas, de acordo com a carreira;

 

Reserva de Vagas

Como era:

37% das vagas totais eram destinadas para estudantes egressos de escolas públicas, com percentual dedicado aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, equivalente à proporção desses grupos na população do Estado de São Paulo, segundo último censo do IBGE. As vagas eram preenchidas tanto pelo vestibular quanto pelo SiSU.

Como fica:

40% das vagas de cada curso serão destinadas aos egressos de escolas públicas, sendo que 37,5% delas serão dedicadas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As vagas serão preenchidas pelo vestibular e pelo SiSU.

 

Bonificação de nota:

Como era:

Os alunos egressos de escola pública ganhavam bonificação da nota, desde que atingissem o mínimo de 27 acertos na 1ª fase. O candidato ganhava bônus extras caso tivesse cursado o Fundamental em escola pública ou se tivesse prestado a Fuvest como treineiro.

Como fica:

Não há mais bonificações.

 

Número de chamadas

Como era:

Seis listas

Como fica:

Cinco listas

 

Reescolha:

Como era:

Após a última chamada, os alunos poderiam concorrer a vagas remanescentes de outras carreiras, desde que preenchessem os pré-requisitos.

Como fica:

Não há mais reescolha. As vagas remanescentes serão destinadas para transferências internas e externas.

+ There are no comments

Add yours