FGV agora tem curso de Relações Internacionais; inscrições para o vestibular estão abertas

FGV agora tem curso de Relações Internacionais; inscrições para o vestibular estão abertas


A Fundação Getulio Vargas abriu 100 vagas para a graduação em Relações Internacionais em São Paulo. As inscrições para o vestibular que vai selecionar a primeira turma estão abertas até o dia 9 de outubro. Elas são exclusivamente online, pelo site do processo seletivo, e aquelas que forem feitas até as 18h do dia 10 de agosto terão desconto de 50% na taxa de R$ 150.

O Curso
De acordo com o site da instituição, o programa inclui treinamento em diplomacia e geopolítica, economia internacional, finanças globais, técnicas de negociação em contextos multiculturais, métodos de avaliação de políticas públicas e uso de ferramentas tecnológicas para gerir grandes bases de dados (Big Data).

O curso é voltado a estudantes interessados em seguir uma carreira global. Os egressos do programa são qualificados para trabalhar em organismos internacionais como a ONU, bancos de investimento, organizações não-governamentais, consultorias de risco político, companhias multinacionais, empresas de mídia e comunicação, além de carreiras em pesquisa aplicada.

O programa oferece numerosas oportunidades de intercâmbio, imersão e voluntariado no exterior. Além disso, uma parte significativa das disciplinas será oferecida em inglês.

Formas de Ingresso
Os candidatos podem participar das seleções via Vestibular, Enem e outros exames, sendo necessário fazer as duas inscrições a pagar as respectivas taxas. A composição das vagas será da seguinte maneira:

Nacional

Internacional
Vestibular Enem IB Abitur BAC Outros Total
60 30 3 3 2 2

100

 

O Vestibular
O vestibular da FGV RI será feito em uma única fase, com questões discursivas aplicadas em dois períodos de 4 horas cada um.

No dia 18 de novembro, das 9h às 13h, os candidatos respondem às provas de HIstória, Geografia e Raciocínio Lógico-Matemático. À tarde, das 14h30, são aplicadas as questões de Língua Portuguesa, Inglês e Redação.

Os candidatos que faltarem em qualquer um dos períodos, obtiverem nota zero em Matemática e/ou nota bruta inferior a 2 nas demais disciplinas serão eliminados.

Enem
Pode participar pela seleção via Enem quem fizer a prova em 2018 ou tiver feito em 2017 ou 2016.

Em todos os casos, é obrigatório ter optado por Inglês em Língua Estrangeira, ter nota superior a 600 pontos em Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, superior a 500 pontos em Matemática e não tiver zerado em Redação.

A prova de Ciências da Natureza não será considerada e as demais notas têm peso 1 para a média ponderada.

Exames Internacionais
As vagas para seleção internacional são destinada aos alunos que tenham obtido certificados internacionais, de acordo com os seguintes critérios:

  • IBDP (IB) – International Baccalaureate Diploma Programme, tendo obtido pontuação igual ou superior a 32 pontos; considerando, inclusive, a pontuação bônus;
  • ABITUR – exame que habilita o aluno para ingressar no Ensino Superior na Alemanha, tendo obtido nota igual ou inferior a 2,6 (quanto menor a nota, melhor é o resultado do candidato);
  • Baccalauréat (BAC) – exame que habilita o aluno para ingressar no Ensino Superior na França, tendo obtido nota igual ou superior a 15 em qualquer das modalidades dentre: L (estudos literários) e ES (estudos econômicos e sociais).

Os alunos que tenham cursado os últimos três anos do Ensino Médio fora do Brasil ou que tenham exames diferentes dos citados têm vagas específicas, com datas e requisitos diferentes.

Fique de olho no cronograma e não perca os prazos:

09/10 – Fim do prazo de inscrição para o Vestibular
09/10 – Fim do prazo de inscrição para alunos que cursaram o Ensino Médio fora do Brasil ou em escolas internacionais
18/11 – Vestibular
05/12 – Resultado do ingresso de alunos que cursaram o Ensino Médio fora do Brasil.
18/12 – 1ª Chamada para o Vestibular
11/01 – Fim do prazo para inscrição via Enem, IB, Abitur e BAC
18/01 – Resultado do ingresso via IB, Abitur e BAC
Resultado do Enem: 7 dias úteis após a divulgação dos resultados 2018 pelo INEP

+ There are no comments

Add yours