Você divide bem seu tempo de estudo?


 

É para – quase – todos uma grande dúvida: como dividir o tempo de estudo durante a fase do vestibular?
Convenhamos que essa é uma pergunta sempre pertinente. Mas que claro, pode ser sanada com algumas dicas importantes e que certamente irão ajudar a organizar melhor o seu tempo de estudo.

1. Defina um cronograma que envolva todas as atividades a serem cumpridas.
Academia, descanso, estudo, vida social, consultas médicas, etc.
Uma das primeiras coisas a considerar é que a vida continua apesar do vestibular e por isso você não deve abandonar as atividades que te dão prazer. Afinal, elas transformam esse momento da vida em algo menos tenso!

2. Estabeleça graus de dificuldade.

Faça uma lista das matérias e tópicos que irá estudar naquele dia.
Ao lado de cada um dê uma nota de importância de 1 a 3.  Por exemplo: Se você tem muita facilidade em matemática, o grau de importância dessa matéria será 1. As matérias mais difíceis devem ter importância 3. Com essa lista pronta, você já sabe onde precisa empregar mais esforço e, portanto mais horas de estudo.

3. O que funciona para você?
Não há regras exatas, mas uma coisa é certa. Cada aluno absorve melhor o conteúdo de um determinado jeito. Há aqueles que precisam ler em voz alta, há os que preferem escrever para fixar a matéria e há também aqueles, que aproveitam melhor ouvindo aulas gravadas. Só quem pode saber sobre isso é você mesmo então, faça uma análise sobre o que é melhor no seu caso.

 4. Prepare-se para começar a estudar.

Tenha em cima da sua mesa de estudo tudo aquilo que é preciso para cumprir a jornada. Dessa forma, quando começar não será preciso interromper a concentração para buscar o lápis, a caneta ou o caderno esquecidos. Um timer pode ser ótimo parceiro na organização do tempo de estudo!

5. Estude em casa com o roteiro do cursinho.
Faça do estudo em casa uma extensão das aulas do cursinho. Pratique exercícios dados em aula, revise as matérias do dia e marque todas as suas dúvidas. É importante que você procure também usar as salas de estudos do cursinho. É nelas que você vai encontrar suporte de professores e monitores que podem sanar suas dúvidas na hora.

6. Tocou o timer? É hora de mudar de matéria!
O timer será seu aliado, pode acreditar. Acabou o tempo de estudo de uma matéria? Levante-se, dê uma espreguiçada, tome uma água e passe para a próxima matéria.

7. 12 horas de estudo por dia? Nem pensar!
Professores e especialistas garantem que não adianta estudar 12 horas por dia.O ideal é que você pense entre 4 e 8 horas no máximo. A partir de um determinado ponto de cansaço, não absorvemos mais o conhecimento da maneira como deve ser.

8. Descanse.



Percebeu que naquele dia você está mais cansado? Descanse de 30 minutos a 1 hora pelo menos. Estudar cansado e com sono é ter um resultado tão menor do que o esperado que muitas vezes não vale a pena.

O mais importante de tudo é que você se organize de acordo com seu perfil.
Se conhecer, se analisar e descobrir caminhos muito particulares sempre trará  resultados positivos!

Você também tem dicas para dividir com outros vestibulandos?
Escreva para nós contando: colabore@cpv.com.br

+ There are no comments

Add yours