Inovação nos estudos: dicas preciosas para você se organizar.


Lucas Marinho, aluno do cpv, enviou para o blog dicas preciosas e muito válidas para organizar melhor a vida estudantil. 

Inovação nos estudos
A nova geração de vestibulandos faz parte de uma época em que é difícil separar o online do offline – são superconectados -, nunca se desligam e não largam o smartphone.

Partindo desse conceito, várias empresas focaram no desenvolvimento de aplicativos e plataformas que auxiliem no estudo ou na forma de organizá-lo.

Até hoje tínhamos todo o conteúdo disponível na internet, mas de forma desordenada e caduca. Alinhados aos preceitos da Web 3.0, os sites a seguir organizam de forma inteligente e cuidadosa o conhecimento.

Aí vão alguns deles.

Wolfram Alpha

Wolfram|Alpha é um serviço que, através de uma base de dados gigante, responde às perguntas feitas pelo usuário. A mecânica é simples: uma caixa de texto onde você digita o que quer saber e ele te mostra respostas relacionadas ao tema. É bastante funcional e tem o conteúdo confiável, ao contrário da Wikipedia, uma vez que há curadoria de tudo pela tradicional empresa de pesquisa Wolfram Ressearch.

O site também funciona bem com matemática e ciências. Resolve equações, mostrando a resolução completa e informações adicionais. Pode ser usado também pra química e física.

Na internet o serviço não é cobrado e está disponível para os sistemas iOS e Android, ao custo de U$$1,99 e R$8,06, respectivamente.Khan Academy
A Khan Academy é uma iniciativa livre criada por Salman Khan, sob a premissa de fornecer conteúdo educacional de alta qualidade pra qualquer um em qualquer lugar do mundo. A informação é livre.
Funciona desde 2006 e já oferece mais de 2000 vídeos abrangendo áreas do conhecimento como matemática, química, economia, etc. Muitos feitos pelo próprio fundador, que foi listado em 2012 pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.É inteiramente grátis e, além dos vídeos, para alguns temas, oferece ainda exercícios de fixação em diversos níves de dificuldade. Conta ainda com a ajuda de alguns tutores voluntários que se dispõe a responder dúvidas e ajudar os usuários. A Fundação Lemann, em parceria com a Intel, tem traduzido o conteúdo para o português.
Há também um aplicativo pra iOS, disponível sem custos na App Store.

iStudiez
Historicamente, estudantes tem dificuldade em se organizar, lembrar de prazos e tarefas. Evidente que em um post sobre inovação não seria sugerido o uso de uma agenda de papel, mas sim um aplicativo que funciona como um gerenciador de tarefas.
O iStudiez além de possibilitar registrar o cronograma de aulas, bem como professores e provas, ainda permite cadastrar trabalhos a serem entregues.

Está disponível para Mac e iOS, e tem tanto uma versão gratuita, mais limitada, como uma Pro com total funcionalidade dos recursos, custando U$$0,99. É hoje a melhor opção pra se organizar através de smartphones.

Essas são as dicas do Lucas Marinho para que vocês se organizem melhor.
Se você também tiver dicas de aplicativos, sugestões e pautas, ou textos que queira nos enviar, basta mandar seu email para colabore@cpv.com.br

+ There are no comments

Add yours