Mostra Internacional de cinema: sexto dia.
Mais um Manoel de Oliveira com estréia mundial em São Paulo. Para quem gosta dos filmes do veterano diretor português O GEBO E A SOMBRA irá deslumbrar. Rodado em Paris, o longa apresenta apenas três ou quatro planos.
Mais pontualmente, a história toda transcorre quase num único plano, avançando por uma longa noite. O retorno do filho, após longa ausência, e seu tête-à-tête com o pai, a mãe e a esposa. Indagações, explicações, conflito de geração, expectativas e ressentimentos. Enquanto nada parece acontecer, os sentimentos vão aflorando e as sutis revelações vão ganhando densidade neste drama familiar.
As atuações de Claudia Cardinale e Jeanne Moreau não decepcionam.
A fotografia é belíssima, criando uma atmosfera passadista banhada em amigável (e por isso criando um contraponto com o conteúdo dos diálogos) luz amarela. Infelizmente, no terço final do filme (que é falado em francês e com legendas eletrônicas em português), entraram as legendas em inglês sobre as imagens. Um desastre, na tela enorme do Cinesesc, as legendas em caixa grande e branco luminoso pareciam implodir as imagens: uma gralha grasnando em meio a um noturno de Chopin!
Esteticamente o filme não apresenta novidades. Pouca ação, diálogos ininterruptos, quase uma narrativa ilustrada por imagens. Ou melhor: quase como se cada membro da família estivesse lendo sua confissão. Para quem admira Manoel de Oliveira, um presente. Para os que não desposam da sua estética, evitem o filme.
Outros filmes bem comentados:
REPARE BEM, INDIGNADOS (o documentário sobre a situação dos imigrantes ilegais na Europa) , RIVER, O CORONEL BLIMP – VIDA E MORTE, VIDAS CURTAS e PROGRAMA TARKOVSKI 2 (bastante elogiado) .
Nesta quinta-feira, às 19:40, será exibida na Reserva Cultural a primeira sessão de MARGARET MEE E A FLOR DA LUA, o documentário sobre a ilustradora inglesa, considerada uma das mais talentosas de todos os tempos. Quem desconhece o trabalho da artista, procure pelo menos folhear em alguma livraria o livro MARGARET MEE’S AMAZON, publicado pelo Antique Collectors’ Club in association with The Royal Botanic Gardens, Kew. A beleza das ilustrações bem como a qualidade da edição são primorosas.
Que as sessões de hoje tenham para vocês o encanto, a acuidade e agudeza dos desenhos de Margaret Mee!
Professor Verô.
+ There are no comments
Add yours