Dois belíssimos espetáculos infantis (para adultos assistirem!)
1. A CORTINA DA BABÁ
Quando se discute as inovações da narrativa no século XX, dez em cada dez teóricos e críticos de Literatura citam os nomes de Marcel Proust e Virginia Woolf. Explorando a técnica do fluxo de consciência, ambos conseguiram distender o tempo ao máximo.
Proust dedicou sua vida à escritura de um único livro, o monumental EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, no qual se fundem memórias, romance, poesia, ensaio, filosofia.
Virginia Woolf escreveu duas dezenas de livros, metade obras-primas, de acordo com a preferência dos leitores: MRS. DALLOWAY, ORLANDO, AS ONDAS, PASSEIO AO FAROL… Se os romances consagraram a escritora inglesa, não menos importantes são seus escritos autobiográficos e ensaísticos, como UM TETO TODO SEU, ou até mesmo algumas palestras e artigos curtos, como “Profissões para mulheres”. Uma faceta menos conhecida da sua produção é o conto infantil “Nurse Lugton’s Curtain” (A Cortina da Babá Lugton, presente na edição brasileira CONTOS COMPLETOS, Virginia Woolf, Cosac Naify).
É esse texto que o Grupo Sobrevento encena sob a forma (acertadíssima) de teatro de sombras, em cartaz no Sesc Pompeia. A história versa sobre uma babá autoritária. Durante a confecção de uma cortina bordada com figuras que representam bichos, plantas, aldeias e pessoas, entre uma repreensão e outra, ela cochila. O menino, por sua vez, se apossa de uma borboleta de pano vermelho. O gracioso inseto torna-se pretexto para uma viagem da imaginação. Lugares, pessoas, o desafio de uma travessia a ser empreendida por vários bichos (girafa, avestruz, elefante, perereca, pinguins…), a fauna marinha e danças populares desfilam em suas fantasias.
Tecnicamente o espetáculo mescla recursos tradicionais do teatro de sombras, como a criação de bichos a partir da sobreposição das mãos, com procedimentos mais elaborados, como o surgimento de imagens a partir do contato da mão sobre a tela ou o deslizamento de objetos sobre a mesma. O efeito estético é de uma arrebatadora e onírica beleza visual, capaz de encantar crianças e adultos. Um dos melhores espetáculos de teatro de sombras exibidos em São Paulo nos últimos anos, incluindo-se o Festival do SESI, quando estiveram aqui consagrados grupos russos e franceses.
Locais e horários:
SESC Pompeia, aos sábados e domingos (até dia 27.01, incluindo o feriado do aniversário da cidade, 25.01 ), às 12h; SESC Santana, somente aos domingos (de 03 a 24.02), às 14h.
Ingressos:
R$ 4,00 (meia entrada) a) embora seja recomendável adquirir os ingressos com antecedência, é possível encontrá-los na hora das apresentações; b) recomenda-se não comprar lugares à extrema esquerda do palco, pois a visibilidade fica um pouco prejudicada pela disposição do cenário.
Outros espetáculos do GRUPO SOBREVENTO:
CADÊ MEU HERÓI (25 e 27.01) e O ANJO E A PRINCESA (dia 20.01), em cartaz no Sesc Santana (às 14h00).
2. POR UMA ESTRELA
A TRUCKS é uma das mais consagradas companhias de teatro de bonecos do Brasil. Sediada em São Paulo e com mais de vinte anos de existência, produz espetáculos antológicos para o público infantil e adulto. A Trucks burilou durante doze anos, antes de estrear, sua montagem ISTO NÃO É UM CACHIMBO, na qual são encenados (isso mesmo!) quadros do pintor surrealista René Magritte (há pequenos vídeos no youtube).
Agora, a Companhia exibe a segunda temporada de seu mais recente trabalho, POR UMA ESTRELA: a história de uma menina e um menino que se conhecem ainda muito crianças, numa praia. Crescendo juntos, partilham as experiências comuns entre crianças e adolescentes, até o dia em que se impõe uma involuntária separação e a menina precisa partir… Muitos anos depois, o menino, agora já idoso, parte (como no conto “Sequência” do livro PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de Guimarães Rosa) em busca da sua necessidade essencial, sem medo de arriscar-se.
A maestria maior da encenação está na confecção de seis bonecos diferentes para cada um dos personagens, inscrevendo os sulcos do tempo em seus rostos e corpos.
Onde e quando: SESC Bom Retiro, domingos e 25.01, até 27.01, às 12h
Espetáculos infantis, como livros, músicas e filmes, quando bem concebidos, destinam-se também a adultos. Embarquem nesse mundo de fantasia, pois sem ela, que é mais o homem senão, como dizia Fernando Pessoa, uma besta cadáver adiado que procria?
Professor Verô.
+ There are no comments
Add yours