De malas prontas


Teatro: Companhia Pé de Vento

A Companhia Pé de Vento, sediada em Florianópolis, foi fundada em 1999 e desde então realiza no Brasil cerca de 150 apresentações por ano e também um circuito internacional que inclui EUA, Portugal, Espanha, México, Argentina, Áustria e Andorra.

Abrindo mão da palavra e explorando a linguagem universal do clown, dos gestos, da música, dos grunhidos e de técnicas circenses, seus espetáculos se estruturam a partir de cenas prosaicas, porém capazes de mostrar o irracional na violência cotidiana.

A montagem DE MALAS PRONTAS, que estreou em 2003, é o maior sucesso da companhia. Pepe Nuñez, palhaço espanhol radicado no Brasil, dirige as talentosas Vanderléia Will e Andréa Padilha. Concebida como uma comédia irreverente e sem falas, usando com enorme maestria a linguagem do circo e do cinema mudo, a peça conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto. O espaço é mais do que suficiente para acomodá-las. Mas uma brecha permite aflorar a vaidade. E o que parecia ser uma situação absolutamente comum atinge um clímax capaz de desencadear uma verdadeira guerra. As elegantes “companheiras” de banco se transformam então em duas tenazes combatentes capazes de revelar toda a miséria humana e expor o fio invisível que delimita o racional do irracional.

QUANDO e ONDE: SESC Belenzinho, dia 27.04 (sábado), às 20h00. A entrada é franca.

Sobre esse mesmo tema, existe uma obra-prima, o conto “Não esperavam outra coisa”, do escritor italiano Dino Buzzati, no livro A QUEDA DA BALIVERNA.

César Veronese (Professor do CPV)

+ There are no comments

Add yours