Teatro de bonecos para adultos!


O Grupo Sobrevento, que se dedica à pesquisa e montagem de espetáculos de bonecos, apresenta a peça SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR, concebida para público adulto.

Baseada em texto do escritor espanhol Miguel de Unamuno (1864-1936), a peça reconstitui a trajetória de São Manuel Bueno, mártir e santo por não acreditar em Deus. Por isso se tornou o padroeiro dos que duvidam, dos que lutam contra o tédio, a solidão e a tristeza. Por extensão, tornou-se também o padroeiro dos artistas, especialmente dos bonequeiros.

Unamuno foi filósofo, ensaísta, dramaturgo, romancista, poeta e, provavelmente, o maior moralista espanhol. Cético, costumava dizer: “Ninguém conseguiu me convencer racionalmente da existência de Deus, mas tampouco de sua não existência; os argumentos dos ateus me parecem de uma superficialidade e futilidade ainda maiores que os de seus contraditores. A vida é dúvida. E a fé sem a dúvida não é nada a não ser a morte”.

O ESPETÁCULO

A marca do Sobrevento é a originalidade. Com quase trinta anos de trajetória, a companhia criou treze espetáculos, cada um com técnicas diferentes. Em SÃO MANUEL, os atores, acompanhados de música de violão, bandolim e violoncelo ao vivo, manipulam bonecos de madeira em miniatura.Ao redor de uma mesa coberta de serragem, os atores deslocam pequenas esculturas estilizadas e narram o drama do santo.

Quando:

Sábados e domingos, às 20h00, até 10 de novembro

Valor:
Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo telefone 3399-3589

Onde:
ESPAÇO SOBREVENTO, Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Belenzinho

O ESPAÇO SOBREVENTO é um charmoso galpão onde estão expostos objetos, livros e materiais de pesquisa do próprio grupo e de outras Companhias com as quais desenvolveu e desenvolve pesquisas.

O Sobrevento é reconhecido nacional e internacionalmente, já tendo se apresentado na Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha, Irlanda, Escócia, Suécia, Estônia, Angola e Irã.

Bonecos, espelho e serragem. Com todas as metáforas que esses materiais possam encerrar, é uma oportunidade, em época de tantos monólogos sobre os genitais, para ver um espetáculo capaz de questionar nossas certezas.

Professor Verô

+ There are no comments

Add yours