37ª Mostra Internacional de Cinema – 2ª Semana
A Mostra entra em sua semana derradeira. Os gregos continuam se destacando, exceção a PATOS SELVAGENS, que é dispensável. MISS VIOLENCE, um dos maiores hits da Mostra, terá a última sessão nesta quinta-feira (31.10.13), no SABESP (antiga Cinemateca, na Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros)
Dois filmes imperdíveis (daqueles que jamais entrarão em cartaz nem serão lançados em dvd):
– o espetacular documentário FIFI GRITA DE FELICIDADE, sobre o pintor e escultor iraniano Bahman Mohassess.
A diretora intercala um material de arquivo de uma entrevista de 6 horas concedida por ele nos anos 70 com as filmagens realizadas em Roma, em 2006, dois meses antes da morte de Mohassess. O filme é muito bem construído. Vale pela realização artística e pela interessantíssima personalidade do artista (tanto do ponto de vista de sua arte como de suas posturas políticas). A última sessão será nesta terça-feira (29.10.13), às 17h00, na Galeria Olido.
– o excelente filme russo CHAIKA.
A partir de uma história individual (um homem que regressa para sua casa e encontra sua família reduzida a um nômade fracassado e um pai prestes a morrer), o filme faz um painel extraordinário da ex-União Soviética. A fotografia e a sonoplastia são deslumbrantes. As sessões acontecerão ainda nesta terça (29.10), às 19h00 no FREI CANECA 2, e na quinta (31.10), às 19h40 na RESERVA CULTURAL.
Outros filmes bons que ainda terão sessões são UM TOQUE DE PECADO, BENDS e PAIS E FILHOS. Entre os documentários, acontecerão sessões de E AGORA? LEMBRA-ME (diário do diretor que é portador de HIV e hepatite) e o exótico MAKANAMANA (duas horas dentro de um teleférico nas montanhas do Nepal). E quem quiser se arriscar por outras produções exóticas, há ainda MAR PROFUNDO, baseado em fatos reais de um naufrágio, vindo da distante Islândia.
PROFESSOR CÉSAR VERONESE (CPV)
+ There are no comments
Add yours