ENEM 2014 – Atualidades
Sobre os acontecimentos que marcam o mundo contemporâneo, o candidato que vai fazer o Enem deve sempre estar informado sobre os casos atuais, atendo-se não só às notícias em si, mas buscando os conhecimentos históricos, geográficos e naturais que se relacionam a elas.
Temas:
- A postura geopolítica da Rússia, que nos últimos anos vem adotando uma política mais firme sobre vários temas, perante seus principais rivais internacionais: Estados Unidos e União Europeia.
- A crise política na Ucrânia, incluindo a anexação territorial da Crimeia pelos russos e as represálias adotadas pelas potências internacionais.
- Conflitos na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, é importante uma compreensão geral dos principais acontecimentos dessa disputa, incluindo a criação do Estado de Israel, os conflitos anteriores, a polêmica sobre os assentamentos, a origem dos grupos terroristas e a evolução territorial e política na região.
- Epidemia de ebola na África, com destaque para os aspectos biológicos, históricos e geográficos das regiões africanas, o que ajuda a explicar a proliferação de problemas humanitários nessas áreas. Tais questões, de certa forma, relacionam-se com as raízes do subdesenvolvimento nos países africanos.
- A recente reunião da Cúpula dos BRICS, que vem definindo uma postura que visa à independência econômica desses países em relação aos organismos internacionais, tais como FMI e Banco Mundial.
- Os conflitos internos no Iraque e na Síria, com a consequente formação do grupo conhecido como Estado Islâmico. Os aspectos históricos devem ser levados em consideração, assim com a evolução territorial e a questão envolvendo os curdos na região. Além disso, a existência de outros grupos fundamentalistas islâmicos, como o Boko Haram na Nigéria e o Al Shabab na Somália deve ser lembrada. A crise política no Egito, com a realização de novas eleições no país, não pode ser descartada.
- A questão dos refugiados no mundo, segundo dados apresentados recentemente pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o deslocamento forçado no mundo ultrapassou 50 milhões de pessoas, o maior número desde a Segunda Guerra Mundial. Os países de origem e os países que mais recebem refugiados devem ser lembrados.
- A crise política e econômica na Venezuela e na Argentina: dividindo chavistas de um lado e opositores do outro, a polarizada disputa política na Venezuela voltou a ganhar características violentas nesse ano; na Argentina, a crise cambial, o default (calote) técnico na dívida externa e o aumento da inflação refletem a herança de políticas do fim dos anos 90.
- O referendo na Escócia: em ano de referendos separatistas na Europa, a consulta ao povo da Escócia sobre a independência do país e sua separação do Reino Unido agitou o cenário político na região.
A questão ambiental atual, envolvendo todas as polêmicas referentes à adoção de um novo acordo visando à substituição do Protocolo de Kyoto. Os dados apresentados no 5º Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e as polêmicas e decisões tomadas na Cúpula do Clima, realizada recentemente em Nova York, devem ser lembradas. Referente à questão ambiental no Brasil, a crise hídrica no Sudeste, envolvendo causas e consequências, requer conhecimentos sobre aspectos geográficos da região.
Alex Perrone, Professor de Atualidades do CPV
+ There are no comments
Add yours