Dicas CPV – Literatura Fuvest 1ª fase


Se a Fuvest seguir a tendência dos vestibulares anteriores, deverá contemplar o máximo possível de obras literárias em suas questões de múltipla escolha. Nos últimos vestibulares, dentre todos os livros da lista, apenas um ou dois deixaram de ser contemplados em cada prova.  Para que você obtenha um bom resultado, é fundamental que esteja atento:

  • ao enredo de cada obra narrativa (no caso de Sentimento do mundo, por se tratar de uma obra poética, não se pode falar em enredo);
  • às características principais das personagens dessas obras;
  • à linguagem empregada nos livros (o estilo do autor, o emprego de uma narrativa linear ou não linear, a presença ou não de digressões, de lacunas, de fragmentação etc).
  • ao contexto histórico associado à obra e à maneira como esse contexto histórico se manifesta em cada livro;
  • à conexão de cada obra com as escolas literárias.

É muito importante, também, que você esteja atento às conexões possíveis entre uma obra e outra. Esse aspecto foi muito explorado, nos vestibulares anteriores.

Uma das características mais importantes do vestibular da Fuvest, em se tratando de questões de Literatura, diz respeito às pequenas diferenças entre cada uma das alternativas oferecidas pela questão. Estar atento às pequenas diferenças entre uma e outra será uma boa estratégia para a resolução dessa prova.

Material elaborado pelo Professor Danislau do CPV Vestibulares

+ There are no comments

Add yours