Dicas CPV para FGV Administração – Língua Portuguesa


Alterado em sua forma e conteúdo há alguns semestres, o exame de Língua Portuguesa da FGV/ADM tem privilegiado temas ligados principalmente à Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos) e à Estilística (utilização de recursos expressivos geradores de polissemia, em especial os do tipo lexical e sintático, por meio de figuras de linguagem e a pontuação).

Aspectos ligados à Gramática têm buscado aferir o conhecimento do aluno relativamente à gramática aplicada em contextos diversos. Em geral, aparecem temas como a Regência (Verbal e Nominal), Crase, Concordância (Verbal e Nominal), Conjugação de Verbos, Uso de Tempos Verbais e Estrutura e Formação de Palavras (Composição, Derivação e outros). A identificação de funções sintáticas (sujeito, objetos, adjuntos e outras) tem menor relevância, mas pode ser solicitada, eventualmente. Ocasionalmente, pede-se a identificação de um tipo de oração (coordenada ou subordinada).

A Interpretação de Textos tem contado com apenas uma questão, em geral avaliando a competência do aluno relativamente ao entendimento do tema central de textos literários (situação do eu-lírico) e de textos não literários (identificação do conteúdo, de forma genérica).

Dicas fornecidas pelo Professor Vidal Varella Filho, do CPV Vestibulares.

+ There are no comments

Add yours