Dicas CPV para FGV Administração – Atualidades


Os conflitos na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas. Sobre esse assunto é importante uma compreensão geral sobre os principais acontecimentos dessa disputa, incluindo a criação do Estado de Israel, os conflitos anteriores, a polêmica sobre os assentamentos, a origem dos grupos terroristas e a evolução territorial e política na região.

2.     Os conflitos internos no Iraque e na Síria, com a consequente formação do grupo conhecido como Estado Islâmico. Os aspectos históricos devem ser levados em consideração, assim como a evolução territorial e a questão envolvendo os curdos na região.

3.    A existência de outros grupos fundamentalistas islâmicos, como o Boko Haram (Nigéria) e o Al Shabab (Somália).

4.    A crise política e econômica na Argentina. A crise cambial, o default (calote) técnico na dívida externa e o aumento da inflação refletem a herança de políticas do fim dos anos 1990.

5.  A recente reunião da Cúpula dos BRICS, que vem definindo uma postura visando a uma independência econômica desses países em relação aos organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial.

6.     O referendo na Escócia. Em ano de referendos separatistas na Europa, a consulta ao povo da Escócia sobre a independência do país e sua separação do Reino Unido agitou o cenário político na região.

7.   O referendo na Catalunha. Com o acirramento da crise econômica na Espanha, a província autônoma da Catalunha realizou um referendo sem a autorização do governo espanhol.

8.  A epidemia de Ebola na África, com destaque aos aspectos biológicos, históricos e geográficos das regiões africanas, que explicam a proliferação de problemas humanitários nessas áreas. Tais questões, de certa forma, relacionam-se com as raízes do subdesenvolvimento nos países africanos.

9.     A questão dos refugiados no mundo: segundo dados apresentados recentemente pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o deslocamento forçado no mundo ultrapassou 50 milhões de pessoas, o maior número desde a Segunda Guerra Mundial. Os países de origem e os países que mais recebem refugiados devem ser lembrados.

10.  A crise política no Egito, com a realização das recentes eleições no país. A evolução dos acontecimentos e as consequências relacionadas aos efeitos da Primavera Árabe no país.

11.  A questão ambiental atual, envolvendo todas as polêmicas referentes à adoção de um novo acordo visando à substituição do Protocolo de Kyoto. A recente Cúpula do Clima deve ser lembrada, além das expectativas para a COP 20, no Peru.

12.  A crise hídrica que ameaça o abastecimento em São Paulo e a questão da falta de planejamento na utilização da água.

13.  A assinatura do acordo entre Brasil e EUA para colocar fim a uma disputa de quase uma década em torno dos subsídios americanos à produção de algodão, na OMC.

14.  A crise da PETROBRAS: denúncias envolvendo a empresa.

15.  A postura geopolítica da Rússia, que, nos últimos anos, vem adotando uma política mais firme sobre vários temas, perante de seus principais rivais internacionais: Estados Unidos e União Europeia.

16.  A crise política na Ucrânia, incluindo a anexação territorial da Crimeia pelos russos e as represálias adotadas pelas potências internacionais.

17.  Os conflitos na República Centro-Africana: ataques violentos de milícias cristãs a minorias muçulmanas obrigaram quase 1 milhão de pessoas a sairem de suas casas à procura de locais seguros para sobreviver.

18.  A onda de protestos em Hong Kong.

19.  As reformas econômicas e políticas em Cuba.

20.  A economia brasileira: inflação, indústria, exportações e indicadores sociais (IDH e Índice de Gini).

Material preparado pelo Professor Alex Perrone, do CPV Vestibulares.

+ There are no comments

Add yours