Manuscritos de Isaac Newton estão disponíveis na internet


Que a tecnologia aproxima as pessoas todo o mundo estamos cansados de saber. Mas o que aconteceria se disséssemos para você, fã de ciência, que é possível ler os manuscritos originais de Isaac Newton sem sair do conforto da sua casa?

Pois é, isso é possível para gente do mundo todo, basta ter acesso à internet. A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, possui uma biblioteca virtual onde disponibiliza gratuitamente milhares de manuscritos do cientista inglês.

Entre os principais trabalhos publicados está a Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica,(“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), obra em que Newton prova que um corpo parado ou em movimento tende a permanecer dessa forma desde que não haja outra força na jogada. Além disso, o livro aborda todas as leis da Mecânica Clássica e da Gravitação Universal.

Ao todo, estão disponíveis mais de 4 mil páginas contendo os mais importantes trabalhos do pai da física moderna. Além dos manuscritos originais, há também versões comentadas pelo cientista e arquivos particulares. É possível ler, por exemplo, o diário que o físico carregava consigo com a intenção de anotar seus cálculos durante o tempo em que deixou seus estudos em Cambridge por causa de uma praga que atingia a cidade de Londres.

A biblioteca virtual de Cambridge começou a ser abastecida em 2010, com o financiamento da fundação Polonsky, como parte do “Projeto Internacional de Digitalização”, feito com a intenção de preservar a obra original de grandes pensadores da história. Em 2012 a Universidade anunciou que serão anexados aos arquivos traduções em diferentes idiomas.

Você pode conferir os manuscritos de Newton aqui.

Fonte: Muy Interessante

Fotos: Wikimedia Commons e Andrew Dunn, 2004.

http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/manuscritos-de-isaac-newton-estao-disponiveis-na-internet 

+ There are no comments

Add yours