Saiba como a escrita pode combater o estresse


Veja como esse hábito influencia positivamente o equilíbrio psicológico

Em geral, a maioria das pessoas associa a escrita a uma atividade difícil, repleta de técnicas, como as redações de vestibulares ou a produção de textos acadêmicos, tarefas que, por serem vistas como obrigações, acabam gerando estresse. No entanto, em muitas técnicas da psicoterapia, a escrita é utilizada como tática para que os pacientes desabafem sobre seus problemas, colocando as situações em perspectiva e, consequentemente, aliviando as tensões.

Seguindo essa lógica, um dos métodos mais eficientes é escrever um diário, contando suas emoções e percepções sobre a carreira, seus objetivos e a vida pessoal. Além de analisar melhor suas questões internas, observando-as por novos ângulos, é possível registrar suas ideias e, a partir disso, encontrar soluções para os problemas que se apresentem.

Outra boa possibilidade é elaborar os sentimentos de maneira criativa, utilizando a literatura. J.K. Rowling, a famosa autora da saga Harry Potter, escreveu o início de sua obra mais importante enquanto enfrentava uma depressão causada pela morte da mãe e o divórcio após um relacionamento abusivo, sem contar as dificuldades em criar sua filha mais velha, Jessica, sem um emprego. Ao dar vazão ao seu impulso criativo, povoado pelos seus sentimentos negativos, como o luto, Rowling não apenas conseguiu superar a dor, mas também produziu um clássico da literatura infanto-juvenil, que lhe rendeu milhões.
Por fim, a escrita também pode se tornar uma ótima forma de aumentar a autoestima. Conforme os sentimentos vão sendo colocados em ordem e o estresse se dissipa, os diários se tornam um documento do progresso que você obteve, bem como uma motivação para continuar evoluindo. Dessa forma, escrever se mostra como um processo contínuo e bastante eficaz a curto e a longo prazo. Experimente!

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/03/30/1122449/saiba-escrita-pode-combater-estresse.html

+ There are no comments

Add yours