Saiba como fazer bonito na redação do ENEM

Saiba como fazer bonito na redação do ENEM


Uma das partes do ENEM que mais assusta os candidatos é a redação, afinal seu peso tem considerável importância na nota final do exame. Avaliada de 0 a 1.000, não são somente os pontos que tiram o sono dos candidatos, mas também o fato de o tema ser desconhecido até o momento da prova.

Para diminuir um pouco a ansiedade e aumentar a confiança, preparamos algumas dicas para que a redação não seja um “bicho de sete cabeças” na hora da prova:

-Não se esqueça de passar corretamente sua redação para a folha de respostas, pois o texto escrito no caderno de questões não será considerado.

-Evite rasuras. O recomendado é passar apenas um traço na palavra errada e escrever corretamente ao lado.

-Não perca tempo com o título, pois o mesmo NÃO  é obrigatório

-Atenção com o tamanho do texto. Ele deve ter, no mínimo, oito linhas.

Use caneta preta com corpo transparente. Aliás, essa dica é válida para todo o exame.

Camila Moura, professora de Português do CPV, também preparou algumas dicas aos candidatos:

“Não tente adivinhar os temas, pois a possibilidade de acertar é bastante remota. O que importa é dominar a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, desde o início até o final.

A banca organizadora espera que o candidato saiba argumentar, expor sua ideia, demonstrar como seu argumento pode solucionar o problema exposto. Apresente seus pontos, argumente com firmeza e sempre conduza sua redação a uma proposta de intervenção social factível e concreta.

Além de manter a estrutura, tome cuidado com a coerência, atenha-se à coesão, evite palavras difíceis, esteja atento à pontuação e aos aspectos de linguagem em geral, organize seu tempo e mantenha a calma.

Se você domina a estrutura, é antenado com o que acontece no mundo e tem uma postura crítica certamente terá muito sucesso em sua redação.”

+ There are no comments

Add yours