Os mais lidos sobre trabalho e produtividade por Dan Pink

Os mais lidos sobre trabalho e produtividade por Dan Pink


Cada vez mais, o mercado de trabalho oferece mais oportunidades a funcionários que tenham proatividade. Nos dias atuais, principalmente em momentos de crise, é necessário ser mais do que um simples número dentro das empresas.

Em 1962, Sam Glucksberg, psicólogo da Princenton University, separou dois grupos para realizar a mesma tarefa, mas com recompensas diferentes. O primeiro receberia a recompensa em dinheiro, de acordo com a rapidez da execução. Já o segundo apenas deveria concluir o objetivo o mais rápido possível. Resultado: o segundo grupo realizou a tarefa três vezes mais rapidamente do que o primeiro.

O famoso analista de carreiras Dan Pink, autor de vários best-sellers sobre motivação e recompensa, sugere que as tradicionais, como dinheiro, são bem menos efetivas do que outras intrínsecas, como autonomia, comando e objetivo.

Isso prova que a produtividade em si é um mistério longe de ser revelado. Conheça seis livros eleitos por Pink sobre o assunto:

The Talent Code (Daniel Coyle – 2010)

Uma compilação “esclarecida e mal-humorada sobre a pesquisa do talento. Pink chegou a distribuir mais de uma dúzia de cópias deste livro, inclusive a seus filhos.

2 Flow: The Psychology of Optimal Experience (Mihaly Csikszentmihalyi – 2008)

Um clássico sobre a ideia daqueles momentos deliciosos em que o desafio que encontramos é primorosamente combinado com as nossas capacidades.

3 Why We Do What We Do (Edward L. Deci and Richard Flaste – 1996)

O autor é uma lenda no estudo da motivação. E esse livro é uma ótima introdução ao seu trabalho.

4 Mindset (Carol Dweck – 2007)

Segundo Pink, é um dos livros mais importantes que um pai pode ler.

5 The Sports Gene (David Epstein – 2014)

O título mostra a importância da prática

6 The War of Art (Steven Pressfield – 2012)

Um livro sobre a superação da resistência na busca da superioridade.

+ There are no comments

Add yours