Dicas do CPV para Fuvest 2ª Fase – Português

Dicas do CPV para Fuvest 2ª Fase – Português


Uma vaga na USP em 2016. Esse é o sonho de milhares de vestibulandos que passam as noites em claro, reveem provas anteriores e trocam o tempo livre por mais horas resolvendo exercícios. Não é para menos. Depois de uma primeira fase em que pouco mais de 140.000 participantes resolveram uma das provas mais difíceis do ano, a próxima etapa consiste mais uma maratona com três dias de provas, em que os vestibulandos devem responder a questões dissertativas específicas por carreira e fazer uma redação.
O professor Caco Penna, que leciona Língua Portuguesa no CPV, preparou dicas valiosas para você que está estudando para a segunda fase da Fuvest. Confira.

O importante, antes de tudo, é que o candidato pratique a construção do texto para as respostas. Os textos devem ser didáticos, porém enxutos, atentando-se sempre para o que foi pedido no enunciado.

 Em relação ao conteúdo, espera-se uma questão de Análise de Imagem (como nas provas de 2015, 2013, 2011 e 2010), além de itens envolvendo Intertextualidade, Figuras de Linguagem e Tipos de Discurso.
O déficit de conteúdo gramatical na primeira fase deve ser suprido nessa nova etapa, que, possivelmente, trará tópicos como Regência e Conjugação Verbal, Concordância, Pontuação ou Processos de Formação de Palavras.

O formato das questões deve ser mantido, solicitando ao candidato que reescreva sentenças fazendo as modificações solicitadas ou que identifique marcas de informalidade em textos dados pela Banca Examinadora.

Para otimizar sua preparação, é importante que você refaça as provas anteriores, escrevendo as respostas em uma folha e confrontando-as com as resoluções (no site do CPV, é possível encontrá-las). A revisão teórica pode ser feita à medida que os assuntos forem aparecendo nas provas.

Temas que destacamos para seu estudo:
– Análise de textos verbais e não-verbais / Intertextualidade / Ambiguidade
– Figuras de linguagem
– Tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre)
– Conjugação verbal (tempos verbais e verbos irregulares)
– Regência e crase
– Concordância verbal e nominal
– Pontuação
– Processos de formação de palavras
Cinco semanas e meia separam os estudantes da 2ª fase do processo, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2016.
Os cursos de Artes Cênicas, Audiovisual, Arquitetura e Design seguirão com provas específicas entre os dias 13 e 15 de janeiro.

Os aprovados e os locais de prova serão divulgados pela Fuvest no dia 21 de dezembro.

O CPV disponibiliza Bolsas de 100% para a Turma de Revisão 2ª Fase para a Fuvest. Qualquer um pode se inscrever, desde que tenha obtido pontuação para passar para a 2ª Fase da Fuvest e arque com o valor do material, R$ 150,00.

+ There are no comments

Add yours