Dicas para a 2ª Fase da FUVEST 2016 – Física
Mais um dia com dicas importantes para a 2ª Fase da Fuvest. Após falarmos de Língua Portuguesa e Geografia, hoje o professor Takeshi Kamieda, que leciona Física no CPV, preparou alguns pontos importantes para você estudar para esta importante prova. Lembre-se:
A segunda fase da FUVEST é realizada em três dias com questões abertas, isto é, com respostas escritas. No segundo dia, na prova de Conhecimentos Gerais, todos os candidatos respondem a questões de todas as matérias.
Nessa prova você precisará responder a questões interdisciplinares, combinando por exemplo Física com Matemática.
No terceiro dia, a prova é de Conhecimentos Específicos com maior número de questões e maior grau de exigência conceitual. São perguntas mais detalhadas sobre temas específicos.
Considerando os assuntos abordados na 1ª Fase e os temas e questões tradicionalmente cobrados em Física, acreditamos que na 2ª Fase podem figurar questões que envolvam:
- Trajetória da luz após reflexão em espelhos planos ou esféricos, ou após refração em lentes esféricas;
- Determinação de sombra e penumbra projetadas, ou de imagens conjugadas por espelhos planos ou esféricos, ou por lentes esféricas, além dos respetivos cálculos envolvidos;
- Processos de eletrização;
- Propriedades do campo elétrico e de superfícies equipotenciais;
- Sistemas de dois ou mais corpos (forças trocadas entre dois ou mais corpos, podendo envolver plano inclinado e roldanas);
- Estática do ponto material ou do corpo extenso;
- Balística (lançamentos horizontal ou oblíquo);
- Sistemas isolados (colisões unidimensionais ou bidimensionais, podendo envolver velocidade relativa e coeficiente de restituição);
- Trocas de calor (podendo envolver capacidade térmica do recipiente e mudanças de estado físico);
- Ondas estacionárias em cordas tensas ou em tubos sonoros;
- Magnetismo e Eletromagnetismo (propriedades dos ímãs e seu campo magnético, campo magnético gerado por corrente elétrica, força magnética sobre partículas eletrizadas e suas trajetórias no interior de campos magnéticos, corrente induzida em espiras e bobinas).
+ There are no comments
Add yours