Dicas para a 2ª Fase da FUVEST 2016 – Literatura

Dicas para a 2ª Fase da FUVEST 2016 – Literatura


E nossa série de posts com dicas para a 2ª Fase da Fuvest 2016 continua. Depois de falarmos sobre Língua PortuguesaGeografiaFísicaMatemáticaBiologia e Química hoje convidamos o professor Danilo, que leciona Literatura no CPV, para dar algumas dicas para a segunda fase da Fuvest 2016. Confira!

Se a Fuvest seguir a tendência dos vestibulares anteriores, deverá contemplar o máximo possível de obras literárias em suas questões. Nos últimos vestibulares, dentre todos os livros da lista, apenas um ou dois deixaram de ser contemplados em cada prova. Para que o candidato obtenha um bom resultado, é fundamental que esteja atento:

  • em primeiro lugar, ao enredo de cada obra narrativa (no caso de Sentimento do mundo, por se tratar de uma obra poética, não se pode falar em enredo);
  • às características principais das personagens dessas obras;
  • à linguagem empregada nesses livros (o estilo do autor, o uso de uma narrativa linear ou não linear, a presença ou não de digressões, de lacunas, de fragmentação etc).
  • ao contexto histórico associado à obra, e à maneira como esse contexto histórico se manifesta em cada livro;
  • à conexão de cada obra com as escolas literárias a que pertencem.

É muito importante, também, que o candidato esteja atento às conexões possíveis entre uma obra e outra. Esse aspecto foi muito explorado, nos vestibulares anteriores.

+ There are no comments

Add yours