Novidades do MASP

Novidades do MASP


O Museu de Arte de São Paulo (MASP) anunciou recentemente algumas mudanças, em exposições e reformas. Conforme prometido, o diretor artístico do local, Adriano Pedrosa, trouxe de volta os cavaletes de vidro (agora de cristal) criados pela arquiteta Lina Bo Bardi para a atual sede do museu, inaugurada em 1968.

cavaletes antigos

A nova versão mantém o desenho original, com uma pequena mudança no sistema de fixação das obras ao vidro. O cavalete com cubo em concreto com cunha de madeira e neoprene para nivelar as peças voltou a ser usado dia 11 de dezembro, na pinacoteca do MASP, que ocupa o segundo andar.

Para a inauguração, foram expostas 119 obras com pinturas de Velázquez, Manet, Volpi, Mantegna, Marcelo Cidade, entre outros.

cavaletes

O público também pode conferir o catálogo bilíngue Concreto e Cristal: o acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi, com curadoria de Adriano Pedrosa e Luiza Proença, por R$ 150.

Além da reativação dos cavaletes, o MASP passará por uma recuperação de sua fachada, começando pela repintura das colunas vermelhas. Uma curiosidade é que elas nem sempre foram desta cor. Embora tenha sido pensada desde o início do projeto, o vermelho não foi usado por causa do regime ditatorial (poderia ser associada a um manifesto ideológico): as colunas só ganharam essa cor em 1989.

+ There are no comments

Add yours