Computadores mil vezes mais rápidos

Computadores mil vezes mais rápidos


Cientistas da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, desenvolveram uma nova tecnologia capaz de deixar computadores mil vezes mais rápidos. É um chip feito de um material chamado nanotubo de carbono, capaz de conduzir calor e eletricidade de forma mais eficiente, deixando o silício, que atualmente domina os eletrônicos, de lado.

O chip chamado N3XT consiste na ideia de empilhar em camadas diversos componentes que, hoje, são independentes no interior do PC: memória, processador, USB, processador gráfico, etc. Ao empilhar esses componentes, os dados passam a trafegar distâncias menores. É como se hoje, as placas fossem como um bairro residencial, em uma orientação horizontal. A ideia é “construir prédios”, usando menos espaço.

chip-empilhado

Um grande ponto positivo neste avanço é que o consumo de energia elétrica seria bem menor, pela diminuição da distância percorrida no formato “prédio”. O mesmo raciocínio serve para o computador: como as distâncias a serem percorridas caem, é possível alcançar velocidades consideravelmente mais altas de troca de dados entre diferentes componentes. De acordo com os cientistas, esses números podem chegar a mil vezes mais do que o atualmente processado.

Apesar das claras possibilidades de sucesso no projeto, a indústria de semicondutores está focada nos padrões atuais  e a mudança abriria a necessidade de grandes investimentos em pesquisas e desenvolvimentos. Agora é aguardar o momento em que grandes empresas da área se interessarão de fato pela novidade.

+ There are no comments

Add yours