Novidade na tabela periódica
A União Internacional de Química Pura e Aplicada confirmou nesta semana a descoberta de quatro novos elementos: 113, 115, 117 e 118. Com este feito, a tabela periódica completará sua sétima linha. Ainda sem nome oficial, estes elementos foram descobertos por cientistas do Japão, da Rússia e dos Estados Unidos e são conhecidos como unúntrio (Uut, ou elemento 113), unumpêntio (Uup, ou elemento 115), ununséptio (Uus, ou elemento 117) e ununóctio (Uuo, ou elemento 118).
A tabela periódica foi criada, pela primeira vez, pelo cientista russo Dmitri Mendeleyev. A última atualização na tabela foi feita em 2011, quando foram incluídos os elementos químicos 114 e 116.
Os pesquisadores devem batizar os novos elementos nos próximos meses com nomes mitológicos, de um mineral, lugar ou país. Em 2009, por exemplo, 112 foi nomeado de Copernício, em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copernício. O símbolo é Cn.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, Kosuke Morita, que liderava as pesquisas em Riken, pretende agora “olhar para o território inexplorado do elemento 119 e além. O ex-presidente do Instituto Riken e Prêmio Nobel de Química, Ryoji Noyori, afirmou ao mesmo jornal que essa descoberta é mais valiosa que uma medalha olímpica.
Os novos elementos foram criados pelo homem e não podem ser encontrados na natureza. São altamente radioativos e só se mantêm estáveis por alguns segundos ou até mesmo por um mero milissegundo.
Em tempo: O CPV irá oferecer Workshop gratuito aos candidatos à segunda fase do Vestibular de Medicina do Einstein. Saiba mais acessando https://www.facebook.com/events/1578439999045081.
+ There are no comments
Add yours