FGV-Adm: saiba como são as provas de matemática

FGV-Adm: saiba como são as provas de matemática


A matemática é a disciplina mais exigida na primeira fase da FGV-Adm: aparece em 15 questões objetivas e em 10 discursivas. Apesar da parte discursiva ser resolvida primeiro, no período da manhã, a banca irá corrigir apenas as provas dos 800 mais bem colocados na parte objetiva, resolvida no período da tarde. Faltar – ou chegar atrasado – em qualquer um dos períodos acarreta a eliminação do candidato.

Sobre o conteúdo não há mistério e é o mesmo para os dois tipos de questão: matemática financeira, funções, progressões, geometria plana e análise combinatória e probabilidades. “Basicamente eles pedem o tipo de assunto que o aluno vai encontrar na faculdade de administração”, explica Daniel Lowinsohn, professor de Matemática.

O que muda é a maneira que as matérias são pedidas. Na prova objetiva as questões são bastante diretas, focadas no conteúdo. O enunciado dá valores e pede a aplicação das fórmulas – que o aluno deve conhecer bem, uma vez que não estão disponíveis para consulta no caderno da prova.

Na prova discursiva, no entanto, o candidato precisa interpretar o enunciado, transformar ele em problema matemático para, só então, aplicar a fórmula e resolvê-la. Os problemas, geralmente, são ligados ao cotidiano administrativo. “A banca procura, com esse exame, saber se o aluno tem capacidade para estar na FGV, se ele tem uma boa capacidade de leitura e interpretação, além de raciocínio lógico”, diz Lowinsohn.

Quanto ao rendimento nas provas, Lowinsohn pontua que aluno precisa ir bem na primeira parte para estar entre os 800 primeiros, mas precisa ir excepcionalmente bem na segunda etapa. “A nota dessas 10 questões equivale a 21% da nota total do aluno no processo”, explica.

A primeira fase do vestibular da FGV-Adm será no próximo domingo, dia 4, na sede da rua Itapeva, 392, com portões fechados às 8h15 no período da manhã e às 13h45 no período da tarde. O resultado será divulgado a partir das 18h do dia 6 de janeiro.

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment