Unesp 2017: o que esperar para a 2ª fase

Unesp 2017: o que esperar para a 2ª fase


Nos dias 18 e 19 de dezembro será aplicada a prova de 2ª fase da Unesp, composta de questões dissertativas de todas as disciplinas mais uma redação. Todos os candidatos respondem às mesmas perguntas, que têm exatamente os mesmos pesos. “É diferente da 2ª fase da Fuvest, em que o aluno precisa ir muito bem nas matérias específicas da carreira; como a Unesp procura um aluno mais eclético, espera-se que o estudante vá relativamente bem em tudo”, diz Alexandre Antonello, coordenador pedagógico do CPV.

No primeiro dia de prova os alunos vão responder a 12 questões de Ciências Humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática. No segundo dia serão 12 perguntas de Linguagens e Códigos e a Redação. Em cada dia o aluno terá 4h30 para resolver o exame.

A banca examinadora avalia conteúdo, coerência, coesão textual e gramática e atribui para cada questão valores que podem ser de 0, 0.5, 1.0, 1.5 e 2. A nota final é a soma simples desses valores, podendo atingir, no máximo, 72. A nota da Redação – que pode ir de 0 a 28 – será somada a esse número, resultando na nota da 2ª fase. A nota final do candidato será a média aritmética das notas das duas fase.

A nota da 2ª fase, no entanto, terá um peso maior em caso de disputa pela última vaga de cada carreira. Isso porque ela é o primeiro critério de desempate. Depois vem a nota da Redação, seguida da nota de Ciências da Natureza e Matemática da 2ª fase, Ciências Humanas também da 2ª fase e idade mais elevada do candidato, respectivamente.

Serviço
Os portões abrem às 13h e fecham às 14h. O aluno pode levar lápis preto (é proibido o uso de lapiseira), apontador, borracha, régua transparente e caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente. Para fazer a prova é essencial a apresentação de documento original com foto. A primeira chamada da Unesp será divulgada no dia 13 de fevereiro.

+ There are no comments

Add yours