Unesp 2017: como são as provas da 2ª fase

Unesp 2017: como são as provas da 2ª fase


Para as provas da 2ª fase da Unesp, que serão aplicadas nos dias 18 e 19, o aluno pode esperar questões bastante interpretativas, com textos de apoio, além de elementos gráficos como fotos, mapas e tabelas. “É como a prova do Enem, só que com respostas discursivas”, explica Alexandre Antonello coordenador pedagógico do CPV.

Para essa 2ª fase não há um número pré-estabelecido de questões para cada disciplina. Para chegar a um número aproximado, Antonello fez um levantamento baseado nos exames dos últimos três anos. Em Ciências Humanas a proporção de perguntas ficou em em 31% para História, 31% para Geografia, 19% para Filosofia e 19% para Sociologia. Ciências da Natureza e Matemática, por sua vez, foi composta por 29,1% de Matemática, 26,5% de Química, 25% de Física e 19,5% de Biologia. E a de Linguagens e Códigos ficou dividida em 64% para questões de Língua Portuguesa, 24% de Inglês e 22% de Literatura.

Assuntos mais recorrentes
Em História, assuntos relacionados à História do Brasil corresponderam a 42,3% das questões. Brasil também foi o maior foco nas provas de Geografia, dominando 53,8% das perguntas. Tanto em Sociologia quanto em Filosofia a aplicação das disciplinas a temas específicos – como trabalho, política e estética, por exemplo – foi o tema com mais presença, ocupando 56,25% e 50% das questões de cada matéria, respectivamente.

Em Matemática, Geometria apareceu em 38% das questões (19% de Analítica, 9,5% de Analítica e 9,5% de Espacial). Trigonometria e Probabilidade também figuraram bastante, ocupando 9,5% das questões cada uma.

Em Biologia os três assuntos mais recorrentes foram os Reinos dos Seres Vivos (57%), Genética (35,7%) e Fisiologia Humana e Animal (35,7%). Em Química, Físico-Química dominou as questões, ocupando 63% dos enunciados. E em Física, Mecânica (33,3%) e Eletricidade (27,7%) foram os temas mais pedidos.

Tanto em Inglês quanto em Português, a maior parte das questões envolveram interpretação de texto. Em Literatura vale lembrar que a Unesp não pede lista de obras obrigatórias, então o aluno precisa ter uma noção geral do assunto.

Serviço
Os portões abrem às 13h e fecham às 14h. O aluno pode levar lápis preto (é proibido o uso de lapiseira), apontador, borracha, régua transparente e caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente. Para fazer a prova é essencial a apresentação de documento original com foto. A primeira chamada da Unesp será divulgada no dia 13 de fevereiro.

+ There are no comments

Add yours