As 16 faculdades de Medicina de SP com bom desempenho na prova do Cremesp

As 16 faculdades de Medicina de SP com bom desempenho na prova do Cremesp


Apenas metade das faculdades de medicina de São Paulo conseguiu a nota mínima no exame de 2016 do conselho regional do Estado (Cremesp). A instituição divulgou quais tiveram desempenho satisfatório na prova que avalia os recém-formados, sem no entanto elaborar um ranking. Ao todo, São Paulo tem 46 escolas médicas e, dessas, 30 participaram da prova. As outras foram abertas há menos de seis anos e ainda não possuem turma formada.

Notícia atualizada: subiu para 23 as faculdades com bom desempenho no Cresmesp, de acordo com a prova de 2018; veja quais são

A prova foi composta por 120 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas. Com duração de até cinco horas, abrangeu as principais áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública e Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. Para aprovação, o candidato deveria responder corretamente a 72 das questões, o que corresponde a um percentual de acertos de 60%.

Baixe o e-book com a distribuição de vagas para a Fuvest 2020

Apesar da participação do recém-formado ser voluntária, a prova tem ganhado importância no exercício da profissão. Os programas de residência médica de instituições como PUC-Campinas, USP de São Paulo e de Ribeirão Preto, Santa Casa e Unifesp já exigiam o certificado como condição para o acesso às vagas. A partir desse ano, o HCor também aderiu ao exame como condição de ingresso. Além disso, instituições privadas, como planos de saúde, também podem pedir o comprovante. Em nenhum dos casos, no entanto, a nota será fator determinante.

O objetivo de exigir o certificado de participação é fortalecer cada vez mais o exame, já que resultados detalhados são encaminhados para as universidades. A ideia é que cada instituição use os dados para ajustar programas de ensino, acompanhamento e avaliação dos estudantes.

Veja abaixo a lista em ordem alfabética das faculdades que tiveram desempenho igual ou maior que 60%, do número de recém-formados que fizeram o exame do Cremesp e a concorrência do vestibular 2017.

Faculdade

Participantes

Candidato/Vaga

Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

116

63,04

Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)

72

30,6

Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

76

168,94

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)

65

203,7

Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)

107

59

Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa)

65

28,41

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

113

25

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

94

43,24

Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

133

34

Universidade de São Paulo (USP)

182

63,04

Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)

93

75,58

Universidade de Taubaté (Unitau)

85

15,8

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

112

221

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

92

266,2

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

35

Nota de corte do Sisu: 787,06

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

118

140

5 Comments

Add yours

+ Leave a Comment