Mais uma instituição portuguesa adere ao Enem como critério de seleção
Sobe para 19 o número de instituições portuguesas que aceitam o Enem como critério de entrada. A partir deste ano a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) passa a incluir o exame no aceite de alunos para as vagas para estrangeiros. A instituição tem três unidades e oferece cursos na área da saúde. Veja aqui as vagas disponíveis na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e na do Vale do Sousa e aqui as vagas disponíveis no Instituto Universitário de Ciências da Saúde.
Sobre estudar em Portugal
Portugal é um bom destino para quem quer fazer uma graduação no exterior, mas encontra na proficiência de um segundo idioma uma barreira. No entanto, é importante saber que a prova vale para o ingresso de alunos estrangeiros no país, por isso pode haver restrições para quem tem cidadania portuguesa ou de outro país membro da União Europeia.
Veja abaixo a lista de Institutos Politécnicos e Universidades que usam o Enem em seus processos seletivos. Os primeiros foram criados para dar cursos voltados aos aspectos práticos da profissão, enquanto os demais dariam uma base mais teórica, com o objetivo de construir conhecimento. No entanto, com o passar do tempo, os cursos foram se aproximando. Uma dica para saber se a escolha está correta é dar uma boa olhada no plano de ensino.
Uma palavra que você vai ler com frequência na sua pesquisa é “propina”. Apesar da conotação negativa que tem no Brasil, em Portugal propina nada mais é que a anuidade do curso. Alguns sites ajudam bastante e também calculam o custo de vida na cidade.
Veja abaixo a lista de instituições, em ordem alfabética:
Instituto Politécnico de Beja
Localizado no Alentejo, o Instituto transforma a nota do Enem em uma média portuguesa para, então, distribuir as vagas. Cada um dos 16 cursos atribui um peso diferente a cada uma das provas.
Instituto Politécnico de Coimbra
Com vagas para brasileiros em quase 50 cursos, oferece vagas também para turmas com aulas ministradas em inglês.
Instituto Politécnico de Guarda
Aceita resultados do Enem dos últimos três anos, mas não especifica qual nota o aluno deve ter atingido.
Instituto Politécnico de Leiria
A universidade tem uma página especial para alunos brasileiros, com informações sobre a universidade, cursos e até moradia. Nem todas as notas contam para a admissão, dependendo muito do curso.
Instituto Politécnico de Portalegre
Localizado na região oeste de Portugal, já próximo da Espanha, oferece vagas em pouco mais de 15 cursos.
Instituto Politécnico de Santarém
Nem todas as provas são usadas na composição da nota e, dependendo do curso, o aluno ainda pode escolher aquela em que se saiu melhor.
Instituto Politécnico de Viseu
Não há informações claras sobre a quantidade de vagas destinadas a alunos internacionais. A nota de corte para se candidatar é 95 na escala portuguesa e a nota da redação é descartada.
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Com unidades em Barcelos, Braga e Guimarães, um dos destaques da universidade é o curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais.
Instituto Politécnico do Porto
Composto de oito escolas em três campi, o instituto não divulga o número de vagas destinadas a alunos estrangeiros.
Universidade da Beira Interior
A instituição possui uma página dedicada a brasileiros que queiram estudar na universidade, com informações não só sobre os cursos e pesos das notas do Enem, mas também sobre a vida na cidade.
Universidade da Madeira
Para saber se é possível se candidatar, é preciso usar as notas do Enem na tabela de ponderação, depois converter para a escala portuguesa e, nessa escala, ter um mínimo de 100.
Universidade de Aveiro
Oferece 10 cursos de engenharia com mestrado integrado. Uma pontuação acima de 500 no Enem isenta o candidato de prestar outra prova de acesso.
Universidade de Coimbra
Oferece vagas em mais de 40 cursos em várias áreas, como economia, comunicação e engenharia. Cada curso tem uma fórmula diferente de peso das notas do Enem.
Universidade de Lisboa
Localizada na capital portuguesa, oferece quase 100 cursos, muitos com mestrado integrado.
Universidade do Algarve
Localizada no sul de Portugal, exige um mínimo de 500 em redação e 475 em cada uma das outras provas para poder concorrer a uma das vagas para estrangeiros.
Universidade do Minho
Com unidades em Braga e Guimarães, o site dispõe de várias informações para estudantes estrangeiros.
Universidade do Porto
Com cursos em 11 faculdades diferentes, tem valores distintos de anuidade para países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Universidade dos Açores
Localizada na Ilha de Açores, tem um programa de intercâmbio com outras cidades portuguesas. Para se candidatar a uma vaga, o aluno tem que ter um desempenho superior a 500 no Enem.
[…] particulares têm reserva de vagas para o Enem, como FGV, Insper, ESPM, PUC e Faap. Algumas instituições portuguesas também possuem vagas para brasileiros com seleção via […]