Renda da turma de Obras Literárias da Unicamp será revertida para biblioteca comunitária

Renda da turma de Obras Literárias da Unicamp será revertida para biblioteca comunitária


O Cursinho CPV abriu uma turma especial de estudos das Obras Literárias da Unicamp, com aulas em dois sábados do mês de outubro. Com essa turma, além de preparar o candidato para conquistar pontos importantes nas provas do Vestibular, o CPV vai promover uma ação social com a Biblioteca Becei de Paraisópolis. Isso porque a renda arrecadada com as matrículas será revertida integralmente para a instituição.

Clique e faça sua inscrição!

Clique e faça sua inscrição!

Localizada na segunda maior favela de São Paulo, a Becei foi criada em 1995 e conta atualmente com 11 mil livros, dos quais 2 mil estão emprestados. “Os moradores fazem o cadastro a cada 6 meses, que é gratuito. Com isso, podem pegar livros semanalmente e, se forem leitores assíduos, podem usar a internet uma hora por dia”, diz Alexandre Cabral, idealizador e administrador da biblioteca.

Além do empréstimo de livros, o espaço é usado para atividades culturais voluntárias, como contação de histórias e reforço escolar. O local é pequeno e, mesmo assim, recebe cerca de 50 pessoas por dia. “Com o tempo implementamos algumas facilidades para reduzir a circulação, como a renovação dos empréstimos via facebook ou telefone”, diz Cabral.

Como a proposta é ser gratuita, a instituição se mantém com o apoio de patrocinadores. Além do gasto fixo mensal de R$ 2.500,00 com aluguel, contas de consumo e pagamento de colaboradores, a estrutura do local também precisa de atenção.

Atualmente, há um campanha no GoFundMe para arrecadar fundos para uma reforma, que prevê o conserto de uma infiltração, aquisição de móveis e compra de lâmpadas de emergência. “Essa campanha está sendo feita por uma senhora que mora na Itália e visitou a gente há um tempo, foi uma surpresa muito boa”, conta Cabral.

Leia também:
Unicamp 2018 bate recorde de inscritos; veja os 15 cursos mais concorridos
– Unicamp e USP são as melhores universidades da América Latina de acordo com ranking britânico

+ There are no comments

Add yours