Ibmec reinaugura graduações em São Paulo; inscrições para o vestibular estão abertas
O Ibmec foi criado em 1970 no Rio de Janeiro, pela antiga Bolsa de Valores da capital fluminense, para divulgar o mercado de capitais e atuar na formação de técnicos capacitados. Na década de 90 o instituto dividiu-se em dois, um atuando na publicação de índices econômicos e pesquisas e outro na educação, com escolas no Rio e em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Em 2004 a unidade paulista separou-se do grupo, dando origem ao Insper e ao compromisso do Ibmec não ter novas escolas na cidade até 2017.
Este ano, com o fim do acordo de não concorrência, a instituição voltou a atuar em São Paulo com cursos de pós-graduação. Em 2018 serão reabertas as turmas de graduação em Administração, Economia e Direito. De acordo com Thais Barbosa Reis, coordenadora geral da graduação, o Ibmec procura alunos que tenham como meta trabalhar em corporações privadas. “No vestibular vamos identificar aqueles que adquiriram competências técnicas no Ensino Médio, que tenham habilidades como trabalho em equipe e expressão oral, mas também aqueles que tenham expectativas de futuro alinhadas com as nossas”, diz.
As inscrições para o vestibular 2018 ficam abertas até o dia 27 de novembro. Elas podem ser feitas online, pelo site do processo seletivo, ou presencial no Atendimento ao Aluno do Ibmec. As taxas de inscrição custam R$ 150 para o Vestibular e R$ 100 para o Enem, Segunda Graduação ou Certificados Internacionais.
Formas de ingresso
Cada candidato pode participar de apenas uma das formsa de ingresso. Se o aluno fizer a inscrição em mais de uma, valerá a mais recente. Todas as modalidades passam pela Segunda Fase.
Vestibular
A Primeira Fase está marcada para os dias 1 e 2 de dezembro, das 9h às 13h. Apesar de duas datas, o aluno vai escolher em qual delas prefere realizar o exame. Eles têm o mesmo formato, baseado no modelo Enem, mas com itens diferentes.
A prova é composta de um módulo objetivo, com 15 questões de Ciências da Natureza, 15 de Ciências Humanas, 15 de Linguagens e Códigos e 15 de Matemática, e de uma Redação.
Enem
Podem se inscrever para a seleção via Enem os alunos que farão a prova em 2017 e também aqueles que prestaram o exame em 2015 ou 2016, desde que tenham notas iguais ou superiores a 500. Nesse caso, o desempenho no exame será usado como nota para a primeira fase. A nota deverá ser enviada por e-mail entre 5 de setembro de 2017 e 25 de janeiro de 2018.
Certificados Internacionais
Podem se inscrever para a seleção via Certificados Internacionais os alunos que tenham feito IB (International Baccalaureate Diploma Programme), Abitur ou SAT (Scholastic Assessment Test). O candidato deverá enviar o certificado e a nota no respectivo exame por e-mail entre 5 de setembro e 29 de novembro.
Segunda Graduação
O candidato precisa apenas comprovar a graduação prévia, enviando diploma da Instituição de Ensino Superior de origem, constando reconhecimento do MEC, por e-mail entre 5 de setembro e 29 de novembro.
Segunda Fase
Serão chamados para a segunda fase os 75 candidatos a cada curso com melhor desempenho na primeira fase do vestibular. Os alunos inscritos para seleção via Enem, Segunda Graduação e Certificados Internacionais também devem passar por ela. Nesse passo, os candidatos vão passar por uma entrevista individual com a coordenação. Ela é classificatória e tem como princípio alinhar as expectativas do candidato quanto ao seu futuro profissional e identificar aqueles que tenham o perfil da instituição.
Distribuição da vagas
Administração: 50 vagas, sendo 40 pelo Vestibular, 5 pelo Enem, 3 por Certificados Internacionais e 2 para Segunda Graduação
Ciências Econômicas: 50 vagas, sendo 40 pelo Vestibular, 5 pelo Enem, 3 por Certificados Internacionais e 2 para Segunda Graduação
Direito: 50 vagas, sendo 40 pelo Vestibular, 5 pelo Enem, 3 por Certificados Internacionais e 2 para Segunda Graduação
Fique atento à agenda abaixo e não perca os prazos:
27/11 – Fim das inscrições para o Vestibular
29/11 – Fim das inscrições para a seleção via Segunda Graduação e Certificados Internacionais
01 e 02/12 – Primeira fase do Vestibular
05/12 – Resultado dos classificados para a segunda fase via Vestibular, Segunda Graduação e Certificados Internacionais
06 a 12/12 – Segunda fase para classificados via Vestibular, Segunda Graduação e Certificados Internacionais
13/12 – Primeira chamada dos aprovados pelo Vestibular, Segunda Graduação e Certificados Internacionais
18/12 – Divulgação da lista de espera
25/01 – Fim das inscrições para a seleção via Enem
27 a 29/01 – Segunda fase para classificados via Enem
30/01 – Classificados via Enem
+ There are no comments
Add yours