Tema da redação do Enem sobre cinema é ‘inesperado’, ‘atual’ e ‘fácil’, avaliam professores

Tema da redação do Enem sobre cinema é ‘inesperado’, ‘atual’ e ‘fácil’, avaliam professores


Por Elida Oliveira e Fabio Manzano, G1

Professores ouvidos pelo G1comentaram o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que neste ano foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Mais de 5 mil inscritos estão fazendo as provas neste domingo (3). Para os professores, o assunto é inesperado e há muito tempo a cultura não aparecia entre os temas de redação do Enem. No entanto, não pode ser considerado difícil.

Trecho de texto retirado do site da Ancine que caiu na redação do Enem 2019 fala sobre a queda no número de salas de cinema no Brasil — Foto: Reprodução/Ancine

Trecho de texto retirado do site da Ancine que caiu na redação do Enem 2019 fala sobre a queda no número de salas de cinema no Brasil — Foto: Reprodução/Ancine

 

Para o professor de redação Rógi Almeida, do Curso de Redação, o estudante pode se surpreender. De acordo com ele, o Inep escolheu um eixo temático que há muito tempo não era abordado.

“O aluno tem que fazer a problematização para o acesso à cultura e ao cinema e também sobre como, a partir de um filme, se tira várias discussões sociais. Um exemplo é o Coringa, um filme a partir do qual se discute a violência, as doenças psíquicas, entre outros temas.” – Rogi Almeida, professor de redação

Almeida alerta que os estudantes devem ficar atentos ao material de apoio à redação para guiar a argumentação. Este material ainda não foi divulgado porque os alunos ainda estão fazendo a prova.

O professor de redação do Sistema de Ensino pH Thiago Braga, do Rio de Janeiro, disse ao G1 que a democratização de acesso ao cinema no Brasil é um tema novo, inesperado, e não houve uma discussão tão grande esse ano.

“Mas é uma discussão importante porque a gente tem o cinema como uma arte que é muito deixada de lado no Brasil, embora muito bem produzido. Mas a gente fica muito preocupado em observar filmes estrangeiros e precisa valorizar cinema nacional e não só o acesso ao cinema nacional”, afirmou.

A professora Isabela Arraes, do CPV Vestibulares, de São Paulo, afirmou que, apesar de inusitada, a proposta da redação do Enem 2019 não pode ser considerada difícil.

“Foi compatível com o que o exame costuma cobrar dos candidatos, se considerarmos que o tema sempre traz uma questão de viés social que deverá ser analisada criticamente pelos alunos. A questão foi alvo de discussões na internet, principalmente devido aos últimos cenários envolvendo a Ancine e os cortes na cultura do país.”

A professora considerou que se trata de uma questão social “muito pertinente” que, inclusive, dava margem a algumas análises polêmicas. “Na contramão do clima de tensão do momento político que o país está vivendo: assim, o Enem optou por solicitar uma discussão extremamente importante no que diz respeito à aquisição dos conhecimentos proporcionados pela indústria cinematográfica.”

Proposta de redação da prova do Enem 2019 - CADERNO AMARELO — Foto: Reprodução Inep

Proposta de redação da prova do Enem 2019 – CADERNO AMARELO — Foto: Reprodução Inep

 

Veja a reportagem completa no portal G1.

+ There are no comments

Add yours