Enem 2019: Prova exigiu mais vários cálculos em matemática e física, avaliam professores

Enem 2019: Prova exigiu mais vários cálculos em matemática e física, avaliam professores


Por Carolina Dantas, Filipe Domingues e Patrícia Figueiredo, G1

 

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 teve questões que exigiram muitos cálculos dos candidatos, segundo professores de cursinhos ouvidos pelo G1. As contas foram necessárias não apenas nas questões de matemática, mas também em perguntas de física e química, que fazem parte do bloco de ciências da natureza. Na edição deste ano, os alunos receberam, pela primeira vez, quatro páginas em branco para usar de rascunho.

 

ENEM 2019 – Segundo dia de provas, perguntas do caderno CINZA — Foto: Reprodução/Inep

ENEM 2019 – Segundo dia de provas, perguntas do caderno CINZA — Foto: Reprodução/Inep

Para o professor João Tamayo, do CPV, “70% da prova teve nível de dificuldade elevado”. Ele destacou ainda o equilíbrio entre os conteúdos abordados na disciplina, que exigiu “excelente preparo e atenção dos candidatos.”

Prova de química ‘conteudista’

Na visão da maior parte dos professores ouvidos pelo G1, a prova de química exigiu conteúdos que sempre aparecem, mas de maneira criativa.

À exceção de outras disciplinas, em química a prova do Enem não exigia muitos cálculos. Segundo os professores, apenas duas questões demandavam operações matemáticas mais complexas em sua resolução.

Segundo Armando Muller, da equipe de química do CPV Vestibulares, um fato notável foi a ausência da necessidade de conhecimento de fórmulas e de realização de cálculos trabalhosos.

A quantidade de cálculos fez com que alguns professores considerassem a prova de física deste ano mais difícil.

Segundo Alexandre Antonello, do CPV, houve um acréscimo no grau de dificuldade nas questões de física em relação ao ano anterior: “elas exigiram um bom conhecimento teórico do aluno, muita interpretação e também bastante esforço nos cálculos”, disse.

Leia a reportagem completa no portal G1.

+ There are no comments

Add yours