Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de direito Insper

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de direito Insper


Você sabia que agora o Insper tem Direito? Isso mesmo, e a primeira turma será selecionada já no próximo vestibular. São 50 vagas pelo vestibular tradicional, 3 via Enem e 3 por SAT, parte delas para o segundo semestre de 2021.

O curso de Direito do Insper é elaborado para desenvolver três principais habilidades nos futuros operadores jurídicos: capacidade de discussão sobre as razões que justificam as normas, compreensão e avaliação das consequências sociais e econômicas dessas normas e a formulação de soluções legislativas, contratuais e organizacionais.

Pensando nisso, a equipe do CPV preparou este artigo completo sobre a faculdade, o curso e o vestibular. 

Conheça o curso de Direito Insper

O curso de direito do Insper é direcionado para a solução de problemas jurídicos complexos em cooperação. Isso significa, que o curso traz a parte prática da defesa do direito como algo fundamental.

A aplicação do direito, mesmo que dentro do ambiente acadêmico, de forma concreta e autônoma por parte dos alunos, traz a conexão com a realidade e todos os seus problemas e sensibilidades que são uma característica da faculdade.

A integração entre a escola e diferentes áreas do conhecimento humano que influenciam na prática do direito é motivo de destaque.

Como prova dessa elaboração de uma grade letiva focada na operação do direito, o Insper traz a possibilidade de dupla titulação com os cursos de administração e economia.

Se você se enquadra nesse perfil do profissional de direito, então chegou o momento de se preparar para o vestibular do Insper.

Como funciona o vestibular?

Para todos os cursos, o candidato poderá participar da primeira fase por três meios diferentes: a realização do exame Insper, aplicação dos resultados obtidos no ENEM 2018 ou 2019, ou SAT realizado entre agosto de 2018 e dezembro de 2020. Também existe a possibilidade da combinação dessas formas de acesso, caso o candidato preencha os parâmetros mínimos para cada modalidade.

Vale ressaltar que candidatos inscritos em mais de uma modalidade na primeira etapa do processo de seleção do Insper realizam a segunda fase apenas uma vez. 

Intensivo Insper

No caso de empate na primeira fase referente ao corte da concorrência, todos os candidatos envolvidos no empate são convocados para a segunda fase. Os candidatos regulares – aqueles que estão aptos para a vaga – devem obrigatoriamente cumprir, no mínimo, 85% das vagas disponíveis em cada curso.

A primeira fase do vestibular de direito no Insper para Direito

Com as necessidades de adequação para a realidade de vestibulares digitais, o exame do Insper mudou radicalmente. Agora, a primeira fase é composta por quatro processos de avaliação, sempre com o objetivo de aferir e validar os conhecimentos individuais dos candidatos.

A primeira etapa é a identificação do vestibulando. Nesta etapa, o candidato deverá acessar um serviço eletrônico disponibilizado pelo Insper. Dentro desse serviço, será requisitada a instalação de um sistema onde serão realizadas as avaliações posteriores.

Para o uso desse sistema, a conexão com a internet é indispensável. A garantia dessa conexão é de total responsabilidade do vestibulando.

Essa etapa ocorre entre 14h do dia 14 de dezembro de 2020 e 14h do dia 18 de dezembro de 2020.

Após a conclusão dessa primeira fase, o candidato será submetido a dois simulados realizados nas mesmas condições das provas. O primeiro de Ciências Humanas e o seguinte direcionado as Linguagens e Códigos e Matemática.

O simulado de Ciências Humanas ocorre entre 8h a 11h do dia 20 de dezembro de 2020. Entre as 11h a 16h do dia 20 de dezembro de 2020 é aplicado o simulado de Linguagens e Códigos e Matemática.

As provas do vestibular são aplicadas no mesmo modelo do simulado, com, no máximo, 6 horas de duração.

A prova será no dia 05 de janeiro de 2021, com aplicação de Ciências Humanas entre as 8h e as 11h e de Linguagens e Códigos e Matemática entre as 11h e as 16h. Treineiros fazem as provas no dia 11 de janeiro.

Após essas três etapas, os candidatos aptos a continuar no processo seletivo entram na fase de validação, com sustentação oral de cada. As videoconferências serão coordenadas por professores escolhidos pela administração do Insper e podem durar de 20 a 30 minutos. A realização da validação para o curso de direito ocorre entre as 14h do dia 08 de janeiro de 2021 e as 18h do dia 14 de janeiro de 2021.

Segunda fase

Cinco dias após o prazo máximo da validação, os candidatos aprovados na primeira fase do vestibular de Direito do Insper são convocados para a segunda fase. Ou seja, nos dias 19 e 20 de janeiro os convocados devem entrar no site e agendar a participação na fase segunda fase, que ocorre entre os dias 21 e 26 de janeiro.

Esse agendamento é de responsabilidade do candidato e é feito por ordem de entrada no site, então quanto mais rápido você acessar o sistema do Insper, maiores serão as suas possibilidades de escolha.

Fique atento, pois uma vez agendada a atividade da segunda fase, não existe a possibilidade de cancelar ou adiar. O não comparecimento on-line no horário marcado implica na desclassificação do candidato.

A segunda fase é formada por quatro etapas obrigatórias: desafio de design, arguição oral, dinâmica em grupo e redação:

Desafio de design: Atividade não avaliativa. Direcionada para a interação entre os candidatos e a instituição

Arguição oral: Interação entre o candidato e uma banca avaliativa quanto aos seus conhecimentos gerais e comunicação oral.

Dinâmica em grupo: Debates em grupos de até 6 candidatos com o objetivo de avaliar a comunicação, interação e pensamento crítico com temas propostos pela banca de avaliação do Insper.

Redação: Prova escrita baseada em temas de conhecimentos gerais definidos pela banca de avaliação do Insper.

Dicas para o vestibular digital para Direito no Insper

Se presencialmente muitos alunos já ficavam inseguros no vestibular do Insper, o digital traz mais algumas dúvidas. O medo da desclassificação da prova por mau uso da tecnologia é totalmente justificável.

Felizmente, dentro o próprio edital do Insper é possível encontrar dicas para se adaptar a essa nova realidade e desempenhar ao máximo no vestibular, confira:

Dicas para a primeira fase do vestibular digital do Insper

1-      Acesse o sistema digital com no mínimo, 60 minutos de antecedência, para testar o acesso a internet e a disponibilidade total dos recursos necessários para realizar a prova. Caso seja necessário, entre em contato com a equipe de suporte;

2-      Realize todas as etapas de autenticação da identidade e lembre-se: caso você seja flagrado com objetos não permitidos, a desclassificação é automática;

3-      Se precisar ir para o banheiro, pause a prova conforme as orientações do sistema;

4-      Garanta a possibilidade de uma boa captação de áudio durante a prova, afinal serão requeridas explicações orais quanto a suas respostas.

Dicas para a segunda fase do vestibular digital do Insper

1 – Não deixe o agendamento para a última hora. Quanto mais cedo você acessar o sistema do Insper e marcar sua avaliação, maior será a possibilidade de escolha de dia e horário;

2 – Fique atento ao sistema digital. A partir do on-line serão disponibilizadas as instruções para cada uma das etapas da segunda fase;

3 – Atos, gestos e comentários desrespeitosos, impróprios e/ou preconceituosos proferidos contra outro candidato ou qualquer representante do Insper, assim como ações que impossibilitem a realização da avaliação, são motivos de desclassificação imediata;

4 – Mesmo sem peso avaliativo, o desafio de design é obrigatório. A sua não realização implica na desclassificação do candidato.

Bons estudos!

+ There are no comments

Add yours