Dicas para vestibular: 5 dicas que fazem a diferença

Dicas para vestibular: 5 dicas que fazem a diferença


Precisando de ajuda para passar nos vestibulares? Acredite, você não é o único. Com as datas das provas ficando cada vez mais próximas, é importante estar na sua melhor forma intelectual para conquistar a tão desejada aprovação.

Para isso, o direcionamento profissional faz toda a diferença. Muitas vezes estamos tão focados em uma meta, que não conseguimos enxergar todos os fatores que influenciam na sua realização. Lembre-se: Na cabine fechada não é possível enxergar o mar aberto.

Pensando em você e no seu sucesso profissional, a equipe do CPV selecionou 5 dicas para vestibular que vão fazer a diferença na sua aprovação. São dicas de especialistas e de quem conseguiu chegar lá, um conteúdo simplesmente imperdível.

1 – Defina suas metas e organize-se

Pode parecer conversa de coach, mas acredite que é a mais pura verdade. Toda história de sucesso começa com uma meta bem definida e a devida organização do que será necessário para atingi-la.

“Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve” – Lewis Carroll

Para definir a sua meta não é nada complicado. Pergunte-se aquilo que você deseja, no caso dos vestibulares, quais são as faculdades que você quer ser aluno? Quais são os cursos do seu interesse?

A partir dessa definição, de qual será o ponto final da sua jornada, é possível organizar quais são as ferramentas necessárias para chegar até lá.

2 – Conheça os vestibulares

Você já sabe aquilo que quer, falta conhecer mais sobre a sua meta. Ao conhecer profundamente o objeto de desejo, todas as estratégias posteriores se tornam naturais e intuitivas. Quando falamos de vestibulares, isso é ainda mais importante. Você provavelmente conhece alguém que deixou de realizar a prova, ou até mesmo entrar na faculdade desejada, por esquecer algum documento, deixar de cumprir algum processo burocrático ou esquecer a data de alguma etapa na seleção de alunos.

Além de evitar essas verdadeiras tragédias na realização dos vestibulares, conhecendo os métodos de realização das provas e todo o conteúdo que é exigido pela instituição, seus estudos se toraram muito mais focados e efetivos na meta da aprovação.

Mesmo com o plano de fundo do ambiente bélico, um dos maiores generais de todos os tempos e filósofo, Sun Tzu, traz uma lição importante sobre o quanto é importante conhecer o seu desafio:

“Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso.”

Para ajudar você a conhecer os vestibulares com uma visão profissional, ideal para os candidatos que serão aprovados, a equipe do CPV elaborou guias de vestibulares completos das principais faculdades. Confira dicas de estudos e resumos especiais clicando aqui. Não se preocupe, pois é totalmente gratuito.

3 – Conheça os seus pontos fracos e fortes

O processo de autoanálise vai direcionar os seus estudos para o ponto certo. A chave de todas as dicas de vestibular é a interação entre elas. Isso significa, que se você aplicar apenas uma das dicas para vestibular no seu plano de estudos, a sua performance estará abaixo do que é possível, daquilo que vai te levar a aprovação.

E essa é a dica fundamental, pois a partir disso é possível ampliar a sua perspectiva sobre o direcionamento dos seus estudos.

Analise em quais matérias você possui dificuldade, e quais são aquelas na qual o seu desempenho já é satisfatório. A partir disso, fortaleça os seus pontos fortes e transforme de uma vez os seus pontos fracos.

Na autoanálise, recomendamos a realização das provas anteriores dos vestibulares aos quais você deseja participar. Clicando aqui, você acessa uma coleção completa com vestibulares de diversas faculdades, corrigidos e comentados por professores altamente qualificados, incluindo ENEM, ESPM, Insper, PUC e FGV.

Não deixe de acessar os simulados abertos na plataforma de inteligência do CPV, que ajudam a trabalhar com a pressão do tempo na prova. No CPV, você ainda tem uma avaliação de desempenho pelo Alfred, que mostra um comparativo entre os seus acertos e o de todos os outros alunos que fizeram a prova. Clique aqui e acesse.

4 – Conheça o que está acontecendo ao seu redor

Um dos maiores pesadelos em vestibulares como o ENEM, é a o tema de atualidades. As atualidades correspondem a aquilo que está acontecendo agora, marcando o seu tempo e vivência. Porém, antes de você se desesperar e sair lendo todo tipo de revista que encontrar pela frente, saiba que existe uma padronização nesse tipo de questão.

A maior parte das questões de atualidades versam sobre assuntos relevantes da perspectiva política, econômica e cultural. Se algo importante está acontecendo ao redor do mundo, você precisa entender, compreender e ter a capacidade de interpretar o acontecimento.

5 – Não perca o equilíbrio!

Esse é o erro mais comum dos vestibulandos. Existe uma ideia errada de que para conquistar bons resultados é necessário se sacrificar ao máximo. Alguns acreditam que quanto menos tempo você gastar com a sua família, amigos e até mesmo o sono, mais próximo estará da aprovação.

Isso está longe de ser verdade, como comprova o estudo realizado pelo PhD William Killgore, fatores como o sono estão diretamente ligados ao desempenho do ser humano em decisões morais e importantes. Na realidade do vestibulando, o estudo de Harvard indica, que estudar diariamente 10 horas e ter 8 horas de sono, é muito mais vantajoso do que estudar 13 horas e dormir apenas 5 horas.

Isso ocorre, pois o sono é o momento onde o aprendizado é gravado no cérebro. Diretor de pesquisa do Instituo de Neurociência de Natal, Sidarta Ribeiro define o sono como “a digestão da memória”.

Os hormônios de satisfação liberados ao compartilhar momentos com a família e amigos também preservam o psicológico do candidato, evitando o desenvolvimento de problemas como a ansiedade e até mesmo depressão.

Estudar de forma inteligente e estratégica não se resume as horas de estudo ou sacrifícios realizados, mas sim no foco e correta gestão do tempo.

Essas são as 5 principais dicas de vestibulares para você conquistar a tão desejada aprovação. Curtiu o conteúdo? Então compartilha com aquele seu amigo que também está buscando a aprovação na universidade.

Vá além das dicas de vestibulares, estude em:

Conheça o novo vestibular ESPM;

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de direito Insper;

Fuvest: 10 questões mais fáceis de 2019.

+ There are no comments

Add yours