Alunas promovem evento on-line Economia: De mulheres para mulheres

Alunas promovem evento on-line Economia: De mulheres para mulheres


O olhar feminino sobre a faculdade e ambiente profissional é o tema do evento: Economia: de mulheres para mulheres, organizado por alunas da FGV, FEA USP e Insper.  O evento, que será realizado no dia 15/10 às 18h via Zoom, vai trazer o dia a dia e contexto das mulheres que trabalham e estudam na área. Após as apresentações, alunas de Economia das três faculdades estarão disponíveis para conversarem sobre o curso.

Esse evento é uma oportunidade incrível para as vestibulandas e alunas conheceram mais sobre a faculdade e a profissão. É o olhar de quem está inserido no mercado e faculdade sobre o que reserva o futuro profissional dentro da área.

Para você ter um gostinho de como será esse bate papo de mulheres para mulheres, nós entramos em contato com Andresa Bicudo, estudante de Economia do Insper e uma das organizadoras do evento. Confira como foi a conversa acompanha por mais três alunas.

A decisão por uma faculdade é uma das maiores dúvidas de todos os estudantes, confira o que disse a Livia Haddad, aluna que cursa o segundo semestre na Escola de Economia de São Paulo e o segundo semestre na Faculdade de Direito da USP.

“Eu decidi fazer Economia no segundo ano do Ensino Médio. Sempre tive grande interesse pelo que eu lia no jornal, como inflação, política monetária, crises econômicas, e essa curiosidade me levou a realizar uma Iniciação Científica, durante o segundo ano do Ensino Médio, sobre a Crise Financeira de 2008. Durante os 8 meses do projeto, enquanto pesquisava sobre o tema, percebi que era fascinada por Economia e que gostaria que trabalhar na área. Além disso, desenvolvi um desejo muito grande nos dois últimos anos de atuar no setor público, o que me levou a considerar a combinação entre a área e o Direito ideal para uma formação voltada para carreiras nesse setor.”

Com uma experiência semelhante em se apaixonar pelo tema durante o ensino médio, a aluna do quarto semestre da FEA USP, Fabiana Martins, nos contou como e quando decidiu pelo curso.

“Eu decidi fazer Economia em 2016, quando estava no 2° ano de ensino médio. Gostava muito da parte de Geografia que falava sobre geopolítica e um pouco sobre Economia, então comecei a pesquisar mais sobre e me encantei. Também queria trabalhar em grandes empresas, então, essas coisas se casaram naturalmente.”

Sobre a visão das pessoas quanto à escolha do curso, a aluna do sexto semestre de Economia no Insper, Ana Barros, relata que em determinadas áreas de atuação inseridas no escopo do curso, ainda existe uma visão machista.

“Quando eu menciono o curso em si as pessoas acham interessante e me apoiam, entretanto quando eu falo que quero seguir no mercado financeiro, a primeira coisa que escuto é “nossa, mas não é muito masculino?”.

Livia, complementa que as primeiras perguntas sempre são sobre a macroeconomia. Essa é a área mais comumente associada a graduação, porém está longe de ser a única opção para a atuação profissional.

“Normalmente, as pessoas começam a perguntar sobre investimentos ou buscam discutir assuntos de Macroeconomia. Considero essa reação esperada, visto que são as duas áreas mais associadas à profissão de economista, mesmo que a Economia apresente muitas possibilidades de carreira além dessas, como a área acadêmica, avaliação de políticas públicas, consultoria microeconômica, consultoria de risco político, dentre tantas outras. “ 

Para encerrar a conversa, perguntamos quais são as mulheres fontes de inspiração. A Fabiana Martins trouxe algumas mulheres brasileiras que toda candidata e aluna precisa conhecer:

“São várias: Laura Carvalho, Leda Paulani e Conceição Tavares são mulheres que me inspiram muito, mas minhas amigas de graduação – e da vida – que fazem mais parte do meu dia a dia são as que mais me dão forças para essa fase.”

Para continuar conhecendo mais sobre a perspectiva e realidade feminina, aponte o seu celular para o QrCode abaixo e faça a sua inscrição para o evento.

E anote na agenda, dia 15/10 às 18h0 no Zoom, você tem um encontro marcado com o evento Economia: De mulheres para mulheres.

Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/1mOuN2bgMqYrJJnsC17P57Gs3ASFSL7SMbFRuIrYT8v4/viewform?gxids=7628&edit_requested=true

 

+ There are no comments

Add yours