FGV Adm/RI: Tudo o que você precisa saber antes do vestibular

FGV Adm/RI: Tudo o que você precisa saber antes do vestibular


Com aplicação 100% On-line, o Vestibular FGV Adm/RI mudou radicalmente para seguir os protocolos na prevenção do novo vírus. Além da aplicação da prova, as inscrições também devem ser realizadas por meio digital, até o dia 6 de novembro.

Quer saber mais sobre como será o processo que definirá a sua aprovação na FGV? Então continue a leitura.

Os meios para ingressar na FGV Adm/RI

A principal modalidade de ingresso nos cursos de Adm e RI na FGV é o vestibular. Além do vestibular, o candidato pode optar pelo uso do ENEM ou a aplicação de resultados dos Exames Internacionais.

É possível participar de mais de uma modalidade simultaneamente, porém, nesses casos, será necessário o pagamento de ambas as taxas de inscrição. A exceção é para os casos em que a escolha for pelo acesso por exames internacionais para os cursos de Administração e Administração Pública da FGV EAESP e Administração Pública da FGV EPPG. Nesses casos, o uso do exame internacional veda a participação em outras modalidades.

Como se inscrever?

Para os vestibulandos, a inscrição é exclusivamente pelo site da FGV. Também é através da internet que a FGV se comunica com os candidatos, então esteja atento na caixa de e-mail cadastrado durante a inscrição.

As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 06/11 às 18h e a taxa é de R$ 150,00. O valor pode ser pago por boleto bancário ou cartão de crédito.

Fique atento, em até 2 dias úteis após a realização do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular FGV, a sua inscrição deve estar disponível no site do processo seletivo. Em caso de problemas, entre em contato com a faculdade antes do início das provas.

O Vestibular FGV para Adm/RI

A FGV atua em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Dependendo de qual curso e campus foram escolhidos por você na inscrição do vestibular, o processo seletivo muda. Mas pode ficar tranquilo, preparamos um resumo dos cursos de Administração EAESP e Relações Internacionais conforme às possíveis mudanças.

Além disso, não se esqueça das regras básicas de conexão do vestibular digital, essas sim servem para todos os cursos e caso sejam descumpridas, podem comprometer a sua aprovação.

Não esqueça de se conectar 30 minutos antes do início da prova, com a Cédula de Identidade (RG) ou Registro Nacional Migratório (RNM) originais e com fotos recentes em mãos. A FGV também recomenda que você tenha o cartão de confirmação em mãos, disponível no site da instituição após a efetivação da inscrição no vestibular.

Como o vestibular será realizado através de um software específico para aplicação de exames, as etapas de teste de compatibilidade do sistema e check-in da prova são indispensáveis e fazem parte do processo seletivo. Além disso, tenha certeza que no horário marcado para a prova – que não pode ser alterado sob nenhuma hipótese – você esteja em um ambiente calmo e com acesso à internet. Qualquer problema técnico que resulte na desconexão ou problemas no reconhecimento fácil é de responsabilidade do candidato; por isso, faça um checklist dos seus equipamentos antes do processo seletivo.

Não esqueça de conferir as normas de conduta para a realização das provas, esse é o item 7.6 do edital e é fundamental para vestibulandos de todos os cursos.

Provas da FGV Adm/RI

O Vestibular FGV para Adm/RI e demais cursos é dividida em 2 módulos, sendo um objetivo e o outro discursivo. Cada um dos módulos é dividido em dois blocos diferentes. O primeiro bloco de cada módulo é de provas objetivos, já os seguintes são formados por provas discursivas.

Os conteúdos exigidos são relativos ao Ensino Médio.

A realização das provas será no dia 22/11 para todos os vestibulandos.

Módulo da Manhã

1º Bloco (provas objetivas)

  • Duração individual da prova: 2h;
  • Horário base de realização da prova: 8h às 10h;
  • Horário de acesso: 7h30;
  • Conteúdos exigidos: Matemática (15 questões) e Ciências Humanas (15 questões).

2º Bloco (provas discursivas)

  • Duração individual da prova: 1:30;
  • Horário base de realização da prova:10h45 às 12h15;
  • Horário de acesso: 10h30.

Módulo da Tarde

3º Bloco (provas objetivas)

  • Duração individual da prova: 1h30;
  • Horário base de realização da prova: 13h45 às 15h15;
  • Horário de acesso: 13h15;
  • Conteúdos exigidos: Língua Inglesa e Interpretação de Textos (15 questões); Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos (15 questões).

4º Bloco (provas discursivas)

  • Duração individual da prova: 2h;
  • Horário base de realização da prova: 16h às 18h;
  • Horário de acesso: 15h45.

O módulo discursivo (blocos 2 e 4) possui algumas mudanças conforme o curso escolhido. No item 7.5.1.2 do edital da FGV você encontra informações sobre as questões discursivas de outros cursos, como Direito para o Rio de Janeiro.

Para os cursos de Administração FGV EAESP, Relações Internacionais, Administração FGV EBAPE, Ciências Econômicas, Ciências de Dados e Inteligência Artificial e Matemática Aplicada, a composição dos blocos é a seguinte: 

Módulo manhã

2º Bloco

Duração individual da prova: 1h30;

Conteúdo: Redação; Texto dissertativo argumentativo com no mínimo 230 palavras e, no máximo, 430 palavras. A atribuição dos pontos nessa prova será feita com base em três quesitos; tema e estrutura, articulação e argumentação, correção gramatical e lexical. 

Módulo tarde

4º Bloco

Duração: 2h;

Conteúdo: Matemática aplicada; Questões abertas e argumentativas, com a possibilidade de escolher uma alternativa. O uso do rascunho é permitido nessa prova, porém fique atento, pois a qualquer momento o fiscal virtual pode requisitar a apresentação desse rascunho.

Como são definidos os aprovados na 1º fase?

Assim como os conteúdos das questões discursivas, a definição das notas do Vestibular FGV é alterada conforme o curso e campus. Informações sobre outros cursos além de Adm/RI e detalhes – incluindo as fórmulas – sobre como é definida a nota de cada vestibulando, você encontra no item 8 do edital FGV.

Assim como os conteúdos das questões discursivas, a definição das notas do Vestibular FGV é alterada conforme o curso e campus. Informações sobre outros cursos além de Adm/RI e detalhes – incluindo as fórmulas – sobre como é definida a nota de cada vestibulando, você encontra no item 8 do edital FGV.

Classificação FGV Adm SP

O número de acertos das provas objetivas é transformado em nota bruta de 0 a 10 e elimina-se quem tirar nota bruta inferior a 2 em qualquer prova (3 acertos).

A nota de cada prova é padronizada separadamente para, então, calcular a média aritmética de todas. Essa será a Média do Módulo 1.

No Vestibular da FGV Adm, apenas as 1000 maiores MM1 terão os módulos dissertativos corrigidos.

Elimina-se quem tirar nota bruta inferior a 2 em Redação ou Matemática;

A nota de cada prova é padronizada separadamente para, então, calcular a média aritmética das duas.

A média final será calculada de acordo com a fórmula (2X [MÉDIA do Módulo Objetivo]+ 3 X [NOTA do Módulo Discursivo]) /5.

No Vestibular da FGV Adm, as 836 médias mais altas serão convocadas para a 2ª fase

Administração RJ (EBAPE) 

Tabela de pesos das notas

Módulo objetivo: Matemática 3; Língua Inglesa Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos 3; Língua Inglesa e Interpretação de Textos 2; Ciências Humanas 2.

Módulo discursivo: Redação 10; Matemática Aplicada 10.

No vestibular para o curso de Administração no RJ, o candidato que tirar zero em qualquer prova, discursiva ou objetiva, será automaticamente eliminado do processo seletivo. Essa regra serve também para as ausências, que resultam em uma nota zero na prova não realizada.

Seguindo a tabela de peso das notas, a média final do candidato é obtida através da média ponderada. Em casos de empates, os critérios de desempate seguem essa ordem de melhor nota bruta:

1 – Matemática Aplicada;

2 – Redação;

3 – Matemática;

4 – Língua Portuguesa;

5 – Inglês; 

6 – Ciências Humanas.

Caso o empate persista, a preferência é do candidato de maior idade. 

Relações Internacionais (FGV RI) 

Tabela de pesos das notas

Módulo objetivo: Matemática 1; Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos 2; Língua Inglesa e Interpretação de Textos 2; Ciências Humanas 2.

Módulo discursivo: Redação 2, Matemática Aplicada 1.

Assim como no vestibular das escolas do RJ, a ausência em qualquer prova resulta em uma nota zero e por consequência, a eliminação no processo seletivo. 

Os acertos de cada candidato, em cada prova, são convertidos em nota bruta, indo de 0 até 10. Fique atento. pois uma nota bruta menor que 1,0 em qualquer prova, independente do módulo, é motivo para eliminação automática.

Seguindo a tabela de peso das notas, a média final do candidato é obtida através da média ponderada das seis provas, previamente padronizadas estatisticamente. 

Em casos de empates, os critérios de desempate seguem a ordem de melhor nota bruta em:

1- Redação;

2- Matemática Aplicada;

3 – Língua Portuguesa;

4 – CIências Humanas;

5 – Inglês;

6 – Matemática Objetiva.

Caso o empate persista, a preferência é do candidato de maior idade. 

A segunda fase do Vestibular FGV Adm

Exigida no curso de Administração (FGV EAESP), a segunda fase do Vestibular FGV é um exame oral. Mas não precisa se desesperar, conhecendo como será realizado o exame, você vai ficar muito mais calmo e preparado para o último passo até a aprovação.

A segunda fase do processo seletivo FGV também será realizada no on-line, através de uma plataforma específica. Agendado pela coordenadoria do processo seletivo, o exame oral não pode ser reagendado em hipótese alguma, fique atento na aba de confirmação da 2º fase disponível no website.

As três competências analisadas no exame são;

  • Capacidade de argumentação quanto escolha vocacional;
  •  Habilidades analíticas manifestadas pelo candidato;
  • Capacidade de iniciativa, influência e autonomia.

Além disso, a pontualidade é indispensável. Candidatos que acessarem o link para o exame oral após a data de início serão desclassificados.

Com uma banca avaliadora composta por professores da FGV EAESP, agrupados em duplas por candidatos examinados, não existe a possibilidade de revisão ou vista do exame oral.

Mais informações sobre a segunda fase do Vestibular FGV serão enviadas, por e-mail, na data de divulgação do cartão de confirmação.

 

Informações gerais

Inscrições até: 06/11

Primeira fase: 22/11

Segunda fase EAESP: 17/12

Taxa de inscrição: R$ 150,00

Vagas (por ingresso através do vestibular FGV): Administração RJ: 70 (1º semestre do ano letivo)

Administração Pública SP (EAESP): 75 (1º semestre do ano letivo) 

Administração de empresas SP (EAESP) – Diurno: 206 (1º semestre do ano letivo)

Administração de empresas SP (EAESP) – Noturno: 39 (1º semestre do ano letivo)

Relações Internacionais: 80 (1º semestre do ano letivo).

+ There are no comments

Add yours