Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular Famema

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular Famema


Vai prestar o vestibular Famema para 2021? Este ano, a faculdade está disponibilizando 120 vagas no total, divididas em 40 vagas para o curso de enfermagem e 80 vagas em medicina, dessas 15% destinadas ao PIMESP – Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público -. O vestibular será presencial e já tem data marcada.

Com o vestibular marcado para o dia 6 de dezembro, está na hora de se informar sobre como será a prova e cada detalhe que pode fazer a diferença na sua aprovação. A equipe do CPV analisou o edital do vestibular Famema e destacou tudo aquilo que você precisa saber antes da prova. Vamos lá?

Famema: Vestibular e a instituição 

A Famema é uma faculdade voltada para as áreas da saúde com o conceito de formar profissionais qualificados e comprometidos. Com nota máxima no ENADE e MEC, a faculdade é uma das mais procuradas por vestibulandos de Enfermagem e Medicina. Apenas no último vestibular, o número de candidatos ultrapassou os 16 mil.

Este ano, a fundação organizadora do vestibular Famema é a Vunesp. Por isso, todas as etapas de inscrição e acompanhamento do processo seletivo, estão acontecendo no portal.

Das 120 vagas disponibilizadas pela faculdade, divididas em 40 vagas para o curso de enfermagem e 80 vagas para medicina, 15% serão destinadas aos estudantes de escolas públicas. Dessa porcentagem, 35% das vagas estão reservadas para Pretos, Pardos e Indígenas, seguindo as regras do PIMESP.

As inscrições se encerram no dia 11 de novembro às 23h59, conforme o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$170,00 e deve ser paga no boleto bancário. A inscrição só será confirmada após a compensação bancária. Clique aqui e acesse a página de inscrição. 

Após a inscrição, o candidato pode acompanhar o processo seletivo na janela “área do candidato” disponível no site da Vunesp. O local e sala da realização das provas estarão disponíveis no dia 26 de novembro no portal. O candidato também pode se informar pelo telefone, no Disque Vunesp, disponível em dias úteis, das 8h às 18h, pelo telefone 0xx11 3874-6300.

Lembrando que os portões dos locais da prova fecham às 14h00 e em nenhuma circunstância será permitida a entrada de candidatos após esse horário.

O ideal é sempre comparecer com antecedência, assim você têm uma preocupação a menos no dia de conquistar a tão desejada aprovação

O processo seletivo ocorre em apenas uma fase

O Vestibular Famema é dividido em três provas, todas realizadas no mesmo dia e local, das 14h às 18h. Todas as provas são elaboradas seguindo a Base Nacional Comum do Ensino Médio, inclusive no anexo II do edital, você pode conferir cada tema que será exigido durante o processo seletivo.

A primeira prova é formada por 8 questões discursivas, versando sobre conteúdos de Química (4 questões) e Biologia (4 questões). A segunda prova é composta por 40 questões objetivas, cada uma com 5 alternativas, e as matérias se dividem da seguinte forma: Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Geografia (05), História (05), Língua Inglesa (05) e Física (05).

A última prova é a redação. No Vestibular Famema para o ingresso dos alunos em 2020, o tema da redação foi a maioridade penal, onde três textos com visões diferentes do assunto foram disponibilizados para o candidato.

Fique atento, as três últimas propostas de redação do Famema foram sobre temas controversos ( Em 2019 a condição de atletas transexuais dentro do esporte e em 2018 as causas da violência dentro das escolas) é fundamental estar preparado argumentativamente para defender o seu ponto de vista, seguindo é claro, os direitos civis e respeito a democracia.

E não esqueça em hipótese alguma, a prova deve ser realizada com caneta de tinta preta, pois a correção acontece por meio de um software e a marcação das respostas com outra cor ou fora dos campos demarcados, pode acabar prejudicando a sua nota.

Critérios de avaliação Famema

Com a nota final sendo composta pelas três provas do vestibular Famema, confira na tabela os componentes de cada uma das provas e os seus valores na avaliação: 

Tabela de notas Famema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao invés de utilizar isoladamente a nota bruta do candidato, o critério adotado no vestibular Famema é o de nota padronizada.

A padronização da nota é calculada seguindo o curso e com base nos pontos obtidos por cada candidato, nota padronizada na prova, média nas notas finais e o desvio padrão das notas finais dos candidatos do curso em questão.

Já para calcular a nota final do candidato, a nota padronizada de cada uma das provas é multiplicada pelo peso referente da avaliação, sendo que: Prova I terá o peso de 0,32, a Prova II terá o peso de 0,40 e por fim, a Prova III terá peso de 0,28 sobre a nota final do candidato.

Vale lembrar que a obtenção da nota final é dependente de um fator: não zerar em nenhum dos componentes das três provas, pois esse é motivo de eliminação imediata.

Seguindo as indicações de porcentagem de vagas e da PIMES, a classificação geral dos candidatos apresenta a seguinte ordem em caso de empates:

1 – Maior nota na Prova I (Química e Biologia)

2 – Maior nota na Prova III (Redação)

3 – Ordem decrescente de idade

Quando serão divulgados os resultados?

A divulgação da lista geral de classificação vai acontecer no dia 28/01/2021. Os candidatos, seguindo os critérios de avaliação e classificação, serão convocados na 1º chamada, a partir das 10h.

O prazo de inscrição para os convocados na 1º chamada vai de 22 a 24/03/2021, das 8h30min às 11h30 min e das 14h às 16:30 min. 

A 2º chamada será divulgada no dia 26/03/2021 e o prazo de matrícula para os convocados vai de 29 a 31/0/2021, seguindo os mesmos horários da 1º chamada.

A 3º e última chamada será divulgada no dia 02/04/2021, e o prazo para as matrículas, seguindo os horários anteriores, vai de 05 a 07/04/2021.

No caso de restarem vagas após as 3 primeiras listas de convocados, os candidatos devem demonstrar o interesse na vaga pelo site da Vunesp, no período de 05/04 até 12/04/2021.

As listas posteriores de convocação também já possuem data definida, confira a agenda até a 11º chamada no item 14 do edital vestibular Famema.

Informações gerais 

Inscrições: 5/10 até 11/11

Data da Prova: 06/12

Taxa de inscrição: R$ 170,00

Vagas: 80 vagas no curso de medicina e 40 de enfermagem 

Divulgação dos resultados: 28/01

 

Bons estudos!

+ There are no comments

Add yours